Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Nau Literária?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Normas para a submissão de artigos



Escopo
A Revista Nau Literária aceita artigos originais e inéditos, ensaios bibliográficos e resenhas críticas que tratem das literaturas e das culturas de países de língua portuguesa, com autoria de alunos de pós-graduação ou professores do Ensino Superior. Desde que sejam da área indicada, serão aceitos textos escritos em língua portuguesa, inglesa, francesa, espanhola, italiana e alemã. Em casos excepcionais, a Comissão Editorial poderá autorizar republicações de artigos já publicados em outras línguas.

Condição de submissão
Ao enviar seu trabalho para a publicação, o autor está automaticamente concordando com as diretrizes editoriais da Revista Nau Literária. Os editores reservam-se o direito de recusar textos que não se enquadrem nessas diretrizes.

Critérios de seleção
A seleção dos artigos para publicação toma como referência contribuição aos estudos literários, originalidade ou tratamento dado ao tema, consistência e rigor da abordagem teórica ou uso de referências críticas que amparem o desenvolvimento da análise.

Política de parecer
Cada artigo é examinado pelo menos por um membro do painel de pareceristas (ou especialistas ad hoc), sendo necessário parecer favorável para que seja recomendado para publicação. Na seção Dossiê, o organizador será um dos pareceristas.

Processo de edição
Feita a análise, a Comissão Editorial Executiva entrará em contato com o autor (via plataforma SEER da revista e e-mail) para comunicar-lhe se o artigo foi aceito ou não. No caso dos trabalhos aceitos para publicação, o autor poderá ser solicitado a introduzir eventuais modificações a partir dos comentários contidos nos pareceres ou das sugestões dadas pelos revisores. Recomenda-se que os autores acompanhem o processo acessando seus usuários na plataforma SEER.

Seções
No momento da submissão os autores devem escolher a seção adequada ao artigo em questão. O processo editorial da revista Nau Literária se organiza em torno de duas seções:
. Seção Dossiê: Recebe artigos a serem publicados no Dossiê proposto, de acordo com os prazos estabelecidos pelos organizadores.
. Seção Livre: Recebe artigos submetidos para a revista, segundo seu Foco e Escopo, durante todo o ano. A publicação dos artigos submetidos para esta seção dependerá das decisões de nossa Equipe Editorial. A Equipe Editorial se reserva ao direito de suprimir a Seção Livre em números especiais.

Direitos Autorais
No ato de publicação, o autor mantém os direitos autorais e concede à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License 3.0, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

Política de Acesso Livre
A Nau Literária é signatária do BOAI. Todos os artigos publicados estão gratuita e livremente disponíveis na internet pública, e qualquer usuário tem a permissão de ler, arquivar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou linkar o texto completo dos artigos, além de ser permitida a indexação, a utilização dos textos como corpora em softwares e qualquer outro propósito, dentro dos limites da lei, sem que haja quaisquer barreiras financeiras, legais ou técnicas da parte da revista.

Isenção editorial
O conteúdo dos artigos publicados é de inteira responsabilidade de seus autores, não representando a posição oficial da Revista Nau Literária ou do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul ou das instituições parceiras.


Lembramos que não serão publicados mais de um trabalho do mesmo autor num mesmo volume da revista (ou seja, um artigo por autor por ano no máximo).

Informações autorais

As informações autorais incluídas nas versões publicadas dos artigos são extraídas diretamente do Perfil do usuário no sistema SEER. É de responsabilidade dos autores o preenchimento e atualização destas informações. Não serão publicados artigos de autores que não fornecerem os seguintes dados:

  • nome completo;

  • vínculo institucional - campo Instituição do Perfil;

  • endereço do currículo LATTES- campo URL do Perfil;

  • resumo da carreira acadêmica (titulações), projetos de pesquisa, bolsas de incentivo, outros trabalhos publicados na área (se houver) - campo Resumo da Biografia do Perfil;


ATENÇÃO: Além destas informações, é solicitado que os autores, durante o processo de submissão, preencham os campos referentes ao resumo e às palavras-chave. O não preenchimento destes campos acarretará a recusa da submissão.



Parâmetros a serem considerados na submissão



Relevância
Avalia a novidade e pertinência do tema: determina se a reflexão discute e avança em relação ao que já foi dito a respeito do tema, ou compila idéias anteriores;

Conteúdo
Avalia a fundamentação teórica, analítica e argumentativa, e o diálogo com a fortuna crítica;

Adequação bibliográfica
Avalia se a bibliografia é adequadamente referenciada e discutida no texto, harmonizada e atualizada pela discussão. É necessário que cada um dos itens bibliográficos incluídos nas referências estejam citados no corpo do artigo;

Extensão mínima e máxima
Os textos deverão ter entre 10 e 25 páginas.

Padrões de formatação



O autor precisa atentar para as seguintes orientações:

  • a) utilizar o processador de texto compatível com formato .RTF ou .DOC, (por exemplo, Microsoft Word versão 6.0 ou superior).

  • b) folha tamanho A4.

  • c) todas as margens em 2,5cm.

O texto deverá ser formatado com os seguintes itens:

  • 01) título: fonte Times New Roman, corpo 12, negrito, alinhamento centralizado, espaço entre linhas 1. Primeira letra em maiúscula, títulos de livros em itálico.

  • 02) 3 linha em branco, fonte Times New Roman, corpo 12, espaço entre linhas 1.

  • 03) resumo: fonte Times New Roman, corpo 10, alinhamento justificado, espaço entre linhas 1. O termo "Resumo" vai em negrito, seguido de dois pontos.

  • 04) 1 linha em branco, fonte Times New Roman, corpo 10, espaço entre linhas 1,5.

  • 05) palavras-chave: mesma configuração do resumo - o termo "Palavras-chave" vai em negrito, seguido de dois pontos. Extensão de 3 a 5 palavras, separadas entre si por ponto e vírgula.

  • 06) 1 linha em branco, fonte Times New Roman, corpo 10, espaço entre linhas 1.

  • 07) abstract: mesma configuração do resmo - o termo "Abstract" vai em negrito, seguido de dois pontos.

  • 08) 1 linha em branco, fonte Times New Roman, corpo 10, espaço entre linhas 1,5.

  • 09) keywords: mesma configuração do resumo - o termo "Keywords" vai em negrito, seguido de dois pontos. Extensão de 3 a 5 palavras, separadas entre si por ponto e vírgula.

  • 10) 1 linha em branco, fonte Times New Roman, corpo 12, espaço entre linhas 2.

  • 11) epígrafe: recuo à esquerda de 6cm, fonte Times New Roman, corpo 10, espaço entre linhas 1, alinhamento justificado. Depois da epígrafe: 1 linha em branco, fonte times New Roman, corpo 12, espaço entre linhas 2.

  • 12) corpo do trabalho: entrada de parágrafo = 1 toque de tabulação = 1,25cm. Texto em fonte Times New Roman, corpo 12, alinhamento justificado, espaço entre linhas 1,5.

  • 13) citação recuada: em caso de citação que ultrapasse 3 linhas, a mesma deverá ser inserida em parágrafo próprio, com recuo de 2 toques de tabulação (= 2,5cm), fonte Times New Roman, corpo 10, alinhamento justificado, espaço entre linhas 1. Para separar o texto da citação do corpo do trabalho utilize 1 linha em branco antes e outra depois, no mesmo tamanho de fonte da citação. As citações com até 3 linhas devem ser marcadas com aspas duplas e inseridas no corpo do texto. Precisarão conter o nome do autor, o ano da obra e as páginas, apresentadas de acordo com os casos exemplificados abaixo.

  • 14) se o trabalho possuir subdivisão interna, os títulos de cada parte serão grafados na mesma fonte e corpo do texto, destacados em negrito e posicionados à margem esquerda, precedidos pelo numeral arábico correspondente à subdivisão (com apenas um espaço de separação entre o numeral e o título da subdivisão - sem traços ou pontos).

  • 15) se o artigo possuir notas explicativas, estas deverão ser inseridas, de preferência, utilizando o recurso "Inserir nota de rodapé" (no caso do Microsoft Word) ou recurso semelhante. As notas devem aparecer ao pé da página em que ocorre a inserção, em fonte Times New Roman, corpo 10, alinhamento justificado, espaço entre linhas 1, precedidas pelo numeral arábico que as identificam.

  • 16) ao final do artigo, inserir duas linhas em branco, fonte Times New Roman, corpo 12, espaço entre linhas 1,5.

  • 17) referências: logo após estas duas linhas em branco deverão constar as Referências, em fonte Times New Roman, corpo 12, espaço entre linhas 1. O termo "Referências" vai em negrito e não é acompanhado de dois pontos. Deixe uma linha em branco (corpo 12, espaço entre linhas 1) para separar cada item citado nas referências (confira os modelos de referência abaixo).

  • 18) o texto deve ser salvo no formato .DOC ou .ODT


Pede-se que o destaque de palavra com emprego não convencional seja feito com aspas simples; deve-se empregar o uso de itálico para termos estrangeiros, neologismos e títulos de livros e periódicos.

Se houver ilustrações, a qualidade deve ser a necessária para uma boa reprodução. Deverão ser identificadas, com título ou legenda, e designadas, no texto, de forma abreviada, como figura (Fig. 1, Fig. 2, etc.). Em caso de ilustrações já publicadas, mencionar a fonte. As tabelas conterão título e, no texto, serão denominadas de forma abreviada (Tab.1, Tab.2, etc.). Os anexos serão colocados após as referências, apresentados em algarismos romanos.

Não utilize colunas! Caso seja preciso formatar algum tipo de texto em mais de uma coluna, utilize o recurso "Inserir Tabela". Lembre-se de que é possível tornar invisíveis as linhas das tabelas.


Exemplos de citações e referências

As citações com até 3 linhas devem ser marcadas com aspas duplas e inseridas no corpo do texto. Precisarão conter o nome do autor, o ano da obra e as páginas, apresentadas de acordo com os casos exemplificados abaixo.

1) idéias do autor mencionadas ao longo do texto:
Ex: como diz CANDIDO (2000, p.43) etcetcetcetcetc.

1.1) caso o nome do autor apareça por completo:
Ex: segundo Antonio Candido (2000) etcetcetcetc...

2) referências após citação:
Ex: etcetcetcetcetc (CANDIDO, 2000, p.43);

3) caso de paráfrase
Ex: etcetcetcetcetc (cf. CANDIDO, 2000, p.43).

As citações com mais de 3 linhas serão apresentadas em margem própria, espaço entre linhas 1, corpo de texto 10, alinhamento justificado, seguidas da referência bibliográfica entre parênteses.
Ex: etcetcetcetcetcetcetcetcetcetcetcetcetcetce
etcetcetcetcetcetcetcetcetcetcetcetcetcetcetce
etcetcetcetcetcetcetcetcetcetcetcetcetcetcetce
etcetcetcetcetcetcetcetcetcetcetcetcetcetce.
(BAKHTIN, 1997, p.105-106)

As Referências deverão obedecer as seguintes normas:

1) Livro: SOBRENOME DO AUTOR, Prenome sem abreviatura. Título do livro (em itálico): (subtítulo, se houver). Local de publicação: Editora, Data.

Ex: FERREIRA, Virgílio. Aparição. 61.ed. Lisboa: Bertrand, 1994.

2) Capítulo de livro: SOBRENOME DO AUTOR DO CAPÍTULO, Prenome sem abreviatura. Título do capítulo: (subtítulo, se houver). In: SOBRENOME DO AUTOR DO LIVRO, Prenome sem abreviatura. Título do livro (em itálico): (subtítulo, se houver). Local de publicação: Editora, Data. páginas inicial e final do capítulo.

Ex: ORNELAS, José. O corpo fascista na narrativa portuguesa contemporânea. In: MOREIRA, Maria Eunice. (Org.) Histórias da literatura: teorias, temas, autores. Porto Alegre: Mercado Aberto, 2003. p.208–236.

3) Artigo: SOBRENOME DO AUTOR, Prenome sem abreviatura. Título do artigo: (subtítulo, se houver), Nome do periódico (itálico), número do volume, número do fascículo, páginas inicial e final do artigo, mês e ano da publicação.

Ex: ROUANET, Maria Helena. Crítica e história da literatura no século XIX: verso e reverso da mesma moeda. Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 31, n. 4, p.7-13, dez. 1996.

4) Trabalhos Acadêmicos: SOBRENOME DO AUTOR, Prenome sem abreviatura. Título (em itálico): (subtítulo, se houver). Ano de publicação. Número de folhas. Tipo de documento (Tese, Dissertação ou Monografia) (Grau Acadêmico, entre parênteses) — Vínculo Acadêmico/Instituição de Ensino, Local da Instituição, Ano da defesa ou da apresentação.

Ex: NEJAR, Fabrício Carpi. Teologia do traste: a poesia do excesso de Manoel de Barros. 2001. 117fs. Dissertação (Mestrado em Letras) — Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2001.

Caso tenha sido utilizado outro tipo de suporte, que não o bibliográfico, seguir as observações abaixo:

1) CD-ROM: SOBRENOME DO AUTOR, Prenome sem abreviatura. Título (em itálico). Local de publicação: Editora, Data. Indicar o volume de CD.

Ex: SPINELLI JUNIOR, Jayme. Conservação de acervos bibliográficos e documentais. Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional, [200-]. 1 CD-ROM

2) sites da Internet: SOBRENOME DO AUTOR, Prenome sem abreviatura ou ENTIDADE. Data de criação ou atualização da página. Título (em itálico). Disponível em: < endereço eletrônico>. Acesso em dia, mês, ano.

Ex: PIRES, Paulo Roberto. [s.d]. Vida literária 2000. Disponível em: . Acesso em 28 jul 2005.

No corpo do texto, caso o autor deseje abreviar o título de um livro, de um conto etc., na sua primeira menção, deve escrevê-lo por extenso e, nas demais, denominá-lo pelo primeiro termo. Por exemplo: o livro Autópsia de um mar de ruínas, de João de Melo, poderá ser referido como Autópsia. Para destacar o título de poemas, contos e canções, solicita-se o uso de aspas duplas.

(versão do documento: 1.4 beta - 08.12.10)

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. O artigo está de acordo com as diretrizes para autores.
  2. A identificação de autoria foi removida do texto e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação por Pares Cega.
  3. O autor completou seu perfil com as informações biográficas exigidas nas diretrizes para autores.
  4. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, justificar em "Comentários ao Editor".
 

Declaração de Direito Autoral

Direitos Autorais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License 3.0, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

Isenção editorial
O conteúdo dos artigos publicados é de inteira responsabilidade de seus autores, não representando a posição oficial da Revista Nau Literária ou do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul ou das instituições parceiras.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo, sob qualquer circunstância, disponibilizados para outras finalidades ou à terceiros.