A contribuição dos refugiados alemães no Brasil no campo das artes plásticas

Autores

  • Dianaluz da Costa Leme Corrêa Universidade de São Paulo
  • Anita Brumer Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

O presente artigo procura demonstrar a contribuição de uma série de artistas alemães que se refugiaram no Brasil em decorrência das circunstâncias adversas de sobrevivência impostas aos judeus e aos artistas modernistas na Alemanha, com o advento do nazismo que precedeu a Segunda Guerra Mundial. O trabalho descreve o ambiente das artes plásticas no Brasil durante as décadas de 1930 a 1950 e destaca as biografias e obras de alguns artistas judeu-alemães que se estabeleceram no Brasil na década de 1930: Erich Brill, Alice Brill, Gisela Eichbaum, Eva Lieblich e Walter Lewy.


The contribution of German refugees in Brazil in the field of visual arts - Abstract: This article seeks to demonstrate the contribution of a number of German artists who took refuge in Brazil as a result of the adverse survival conditions imposed to both Jews and modern artists with the advent of Nazism in Germany, that preceded Second World War. The article describes the art environment in Brazil during the 1930s, 1940s and 1950s and detaches the biographies and works of some Jewish-German artists who came to Brazil in the 1930s, such as Erich Brill, Alice Brill, Gisela Eichbaum, Eva Lieblich e Walter Lewy.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-09-21

Edição

Seção

Dossiê