Trabalho, temporalidade e representações sociais de gênero: uma análise da articulação entre trabalho doméstico e assalariado

Autores

  • Rafaela Cyrino PUC -MG

Palavras-chave:

Trabalho doméstico. Trabalho assalariado. Relações de gênero. Carreira e vida familiar. Temporalidade.

Resumo

Este artigo se propõe a investigar a categoria “trabalho e gênero”, a partir da articulação entre trabalho doméstico e assalariado, considerando-se que um dos fatores centrais que explica as inserções desiguais de homens e mulheres no mercado de trabalho refere-se justamente à questão da conciliação entre trabalho e vida familiar. Apesar de ser um enfoque preliminar, pretende-se desenvolver uma hipótese de pesquisa a ser analisada em estudos complementares, acerca do caráter de centralidade que o trabalho assume na vida das mulheres, de uma maneira geral.  Desta forma, o presente estudo visa a contribuir, de alguma forma, para o avanço de pesquisas que analisem as complexas relações entre carreira e a vida familiar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafaela Cyrino, PUC -MG

Downloads

Como Citar

CYRINO, R. Trabalho, temporalidade e representações sociais de gênero: uma análise da articulação entre trabalho doméstico e assalariado. Sociologias, [S. l.], v. 11, n. 21, 2009. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/8859. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Sociologia da Tradução