Identidades e novas direções da crítica brasileira: o caso da recepção de Vazante

Autores

  • Eliska Altmann Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Bruno Sciberras de Carvalho Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.1590/15174522-02004913

Palavras-chave:

crítica cinematográfica, identidades, recepção, sociologia da cultura

Resumo

A partir do estudo de caso da recepção do filme Vazante no contexto nacional, o artigo indica hipóteses sobre novas direções da crítica cinematográfica, dentre as quais se destacam: a ênfase em dimensões de pertencimento identitário; a valorização de participação presencial e direta nos debates; e a indicação de conhecimento proveniente da crítica. Argumenta-se que tais direções expressam demandas relevantes por conferir visibilidade a reivindicações de justiça e ao sentido histórico de desigualdades, em particular a seus efeitos no campo cinematográfico. Notamos também possíveis impasses indicados pela crítica, sobretudo referentes a aspectos que fundamentaram parâmetros críticos convencionais.

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Biografia do Autor

Eliska Altmann, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Professora Associada da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS/UFRRJ).

Bruno Sciberras de Carvalho, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor Associado do Departamento de Ciência Política da UFRJ. Programa de Pós-Graduação em História Comparada (PPGHC/UFRJ).

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Publicado

2018-12-14

Como Citar

ALTMANN, E.; CARVALHO, B. S. de. Identidades e novas direções da crítica brasileira: o caso da recepção de Vazante. Sociologias, [S. l.], v. 20, n. 49, 2018. DOI: 10.1590/15174522-02004913. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/80716. Acesso em: 29 mar. 2024.