A ciência como sublimação: o desafio da objetividade na sociologia reflexiva de Pierre Bourdieu

Autores

  • Gabriel Peters Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.1590/15174522-019004514

Palavras-chave:

Pierre Bourdieu, objetividade, reflexividade, epistemologia das ciências sociais, sociologia do conhecimento

Resumo

O artigo investiga a resposta de Bourdieu a um problema clássico na epistemologia das ciências sociais: como é possível um conhecimento objetivo do mundo societário se os pontos de vista dos cientistas sociais são condicionados por seu pertencimento a esse mundo? O texto expõe sua tese de que a sociologia da sociologia, ao revelar os condicionantes sociais do pensamento sobre o social, possibilita uma margem de liberdade em relação a tais condicionantes. Longe de desembocar no relativismo pluriperspectivista, portanto, a sociologia reflexiva de Bourdieu é voltada à conquista da objetividade. O trabalho também mostra que sua noção de reflexividade se articula a uma concepção de objetividade científica como efeito “sublimado” da competição regrada entre agentes interessados que caracteriza o campo da ciência. Por fim, embora simpático à proposta de Bourdieu, o artigo é pontuado com considerações críticas sobre as tensões a ela inerentes: a) o reconhecimento do caráter “posicionado” das suas intervenções sociológicas versus a intenção de capturar o espaço inteiro dos pontos de vista sociocientíficos; b) a defesa de uma reflexividade sociológica calcada na dialética racional do campo científico versus a admissão de que as ciências sociais não possuem suficiente autonomia para levar essa dialética racional a cabo. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel Peters, Universidade Federal da Bahia

Professor Adjunto na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Doutor em Sociologia pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ).

Downloads

Publicado

2017-07-26

Como Citar

PETERS, G. A ciência como sublimação: o desafio da objetividade na sociologia reflexiva de Pierre Bourdieu. Sociologias, [S. l.], v. 19, n. 45, 2017. DOI: 10.1590/15174522-019004514. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/61284. Acesso em: 28 mar. 2024.