A conjugação entre sustentabilidade, consumo e atores sociais - "Sustentabilidade ambiental, consumo e cidadania." PORTILHO, Fátima.

Autores

  • Comissão Editorial Sociologias Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Aloísio Ruscheinsky

Palavras-chave:

sustentabilidade, sociedade de consumo, ator social, racionalidade ambiental

Resumo

O texto tem por objetivo examinar a inter-relação entre sustentabilidade e consumo, bem como questionar se, neste campo, constituem-se em atores sociais. Análises do quadro internacional apontam para a expansão da desigualdade social, do fortalecimento do livre comércio, da dependência dos países pobres, do consumo diferenciado, da ampliação da degradação ambiental, confirmando a insustentabilidade como processo em expansão. Urge saber como o gérmen da politização do consumo vai desenvolver-se ante a produção de alternativas efetivas à degradação e devastação dos recursos naturais. A análise do consumo, na perspectiva dialética, compreende, conjuga e desvenda a influência entre produção e consumo, entre consumo e cidadania, entre a dimensão individual e social, entre forças e conflitos sociais, entre sustentabilidade econômica e sustentabilidade socioambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aloísio Ruscheinsky

Professor titular da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Membro de corpo editorial da Revista de Educação Pública e Membro de corpo editorial da Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental.

Downloads

Como Citar

SOCIOLOGIAS, C. E.; RUSCHEINSKY, A. A conjugação entre sustentabilidade, consumo e atores sociais - "Sustentabilidade ambiental, consumo e cidadania." PORTILHO, Fátima. Sociologias, [S. l.], v. 10, n. 19, 2008. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/5677. Acesso em: 28 mar. 2024.