A organização das campanhas eleitorais nos municípios: o caso de Guarulhos em 2016

the case of Guarulhos in 2016

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/15174522-107406

Palavras-chave:

Campanhas eleitorais, Profissionalização das campanhas, Eleições municipais, Eleições 2016.

Resumo

O artigo tem como objetivo discutir a organização das campanhas eleitorais nos municípios, da seleção de candidatos à definição das estratégias de comunicação. A pesquisa caminhou a partir das perguntas: o processo de profissionalização, descrito pela literatura internacional e no Brasil, alcançou as campanhas majoritárias nos municípios? Em caso positivo, como e quais são as características desse processo nas campanhas eleitorais locais? Como se dá a expansão da estrutura física dos partidos e do número de pessoas envolvidas para a realização de atividades remuneradas e voluntárias durante o período eleitoral? Como são alocados e distribuídos os recursos financeiros dos partidos no gerenciamento das campanhas? Para responder a essas questões, foram selecionadas as campanhas de 2016, de PSB e Democratas, em Guarulhos, cidade onde os partidos não têm acesso ao HGPE no rádio e na televisão. Examinamos a dinâmica financeira das campanhas, e realizamos entrevistas com líderes dos partidos. Os principais resultados apontam que a profissionalização está sendo incorporada de forma desigual e em diferentes graus, a depender dos recursos disponíveis, das estratégias e perfil de candidatos.

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Biografia do Autor

Mércia Alves, UFSCar

Doutora em Ciência Política pela Universidade Federal de São Carlos (PPGPOL / UFSCar) com estágio de pesquisa na Universidade de Salamanca, Espanha. É Mestre em Ciência Política e Bacharel em Ciências Sociais. Foi bolsista FAPESP durante o Mestrado e Doutorado. É membro dos grupos de pesquisa Comunicação Política, Partidos e Eleições (UFSCar) e do Núcleo de Estudos em Arte, Mídia e Política - NEAMP (PUC-SP). Desenvolve pesquisas na área de Ciência Política, com ênfase em Comunicação Política, principalmente nos temas: Mídia e Eleições, Campanhas Eleitorais, Profissionalização de Campanhas, Campanhas Locais, e Metodologia de Pesquisa.

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Publicado

2022-05-31

Como Citar

ALVES, M. A organização das campanhas eleitorais nos municípios: o caso de Guarulhos em 2016: the case of Guarulhos in 2016. Sociologias, [S. l.], v. 24, n. 59, 2022. DOI: 10.1590/15174522-107406. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/386-415. Acesso em: 28 mar. 2024.