CHAMADA ESPECIAL DE ARTIGOS PARA DOSSIÊ TEMÁTICO: Tema: “Covid-19 e Sociedade”

A pandemia da Covid-19 é um evento global atípico e sem precedentes, que tem mobilizado governos e sociedades na promoção de medidas de enfrentamento aos seus efeitos econômicos, políticos e sociais. Para além dos impactos nos sistemas de saúde, o novo Coronavírus afetou diferentes esferas da vida em sociedade, impondo restrições e rápida adaptação a rotinas e protocolos nunca antes experimentados. Ao nos aproximarmos do marco de dois anos após a notificação do primeiro caso em Wuhan, na China, pesquisadores nas mais diversas áreas têm buscado compreender as origens, implicações e aprendizados desta pandemia.

Este dossiê busca reunir contribuições teóricas e empíricas originais na Sociologia e nas Ciências Sociais que busquem compreender a conjuntura excepcional da crise sanitária provocada pela pandemia da Covid-19 e suas implicações sobre as relações Estado e sociedade. De modo a provocar o debate entre distintas agendas de pesquisa, serão bem-vindos artigos de pesquisadores, do Brasil e do exterior, nos seguintes eixos temáticos:

  • Estado, governos e políticas públicas no enfrentamento à Covid-19;
  • Desigualdades, gênero e questões étnico-raciais em tempos pandêmicos;
  • Pobreza, emprego, informalidade e trabalho na crise da Covid-19;
  • Estado, periferias e segurança pública durante a pandemia;
  • Covid-19, sociedade e meio ambiente.

Artigos podem ser submetidos em português, inglês, espanhol ou francês e devem ser originais e inéditos. Os artigos selecionados serão publicados na edição de Sociologias de maio-agosto de 2022.

A seleção dos artigos compreenderá duas etapas. Primeiro, a Comissão Editorial da revista Sociologias deverá selecionar até oito (8) artigos entre os submetidos para o dossiê. A seleção dos artigos será baseada na sua adequação à chamada e em critérios de originalidade, atualidade, relevância sociológica, consistência teórica e empírica e aprofundamento analítico. Na segunda etapa, os artigos selecionados no estágio anterior serão encaminhados à avaliação por pares, garantindo-se a avaliação duplo-cega dos manuscritos.

 Todas as submissões relativas a essa chamada serão exclusivas para o dossiê “Covid-19 e Sociedade” e a revista recusará aquelas não selecionadas.

As submissões para o dossiê devem observar as normas de publicação da revista, disponíveis em https://seer.ufrgs.br/sociologias/about/submissions#authorGuidelines. As propostas devem ser submetidas pela página da revista (www.seer.ufrgs.br/sociologias), selecionando a seção “Dossiê”, até 15 de janeiro de 2022.

 

Prazo para submissão dos artigos: 15 de janeiro de 2022.

 

Cronograma

Lançamento da chamada

01 outubro de 2021

Limite para envio dos artigos

15 de janeiro de 2022

Seleção dos artigos pela Comissão Editorial

De 16 a 31 de janeiro de 2022

Comunicação a autora e autores do resultado da seleção

01 de fevereiro de 2022

 

Porto Alegre, 29 de setembro de 2021.

Jalcione Almeida e Alex Niche Teixeira

Editores