Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Sociologias é uma publicação quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) que tem por missão promover o debate sobre as principais questões – teóricas e metodológicas da sociologia contemporânea, também em diálogo com outras áreas de conhecimento.

A revista foi publicada semestralmente até 2009.

A abreviatura de seu título é Sociologias, que deve ser usada em bibliografias, notas de rodapé e em referências e legendas bibliográficas.

Sociologias tem orientação pluralista e publica trabalhos originais de todas as áreas da sociologia, com ênfase em abordagens teóricas e metodológicas inovadoras que interajam com a realidade social latino-americana. A revista está aberta a contribuições das ciências sociais que apresentem um diálogo efetivo com a literatura sociológica introduzindo novas perspectivas para compreender o social.

A revista está aberta a colaboradores de todos os continentes e aceita submissões tanto de cunho teórico como de sociologia aplicada, em português, espanhol, inglês e francês, que atendam a critérios elevados de rigor teórico e metodológico.

Seu projeto editorial contempla duas partes principais: um dossiê temático, específico para cada número, resultante de uma chamada anual para propostas de dossiê, e uma seção diversificada que abrange artigos científicos e de atualização teórico-metodológica, resenhas, notas de pesquisa e entrevistas.

A revista conta com um conselho científico diversificado que inclui acadêmicos com produção relevante de diferentes regiões do Brasil e de vários países.

Sociologias não cobra taxas para submissão ou para avaliação de manuscritos.

 

 

Políticas de Seção

Editorial

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Dossiê

Seção temática que compreende dossiês selecionados mediante edital anual internacional de convocação de propostas. Os organizadores selecionados em cada edital ficam responsáveis pelo acompanhamento do processo de submissão e avaliação por pares dos artigos.

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos

Esta seção aceita textos originais e inéditos na forma de artigos que apresentem contribuição relevante e inovadora para a área da sociologia, com potencial de suscitar o debate acadêmico, e demonstrem rigor teórico e metodológico em sua construção. Será dada preferência a trabalhos resultantes de pesquisas empíricas e/ou que tratem de temas e questões sociais atuais ainda não suficientemente debatidas no âmbito das ciências sociais.

Trabalhos que envolvam somente revisão bibliográfica não serão aceitos.

As contribuições podem ser submetidas nos idiomas português, espanhol, francês ou inglês.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Interfaces

Esta seção aceita artigos oriundos de outras áreas de conhecimento, mas que trazem aspectos que dialogam com a sociologia e podem suscitar debates dentro desta área.

As contribuições podem ser submetidas nos idiomas português, espanhol, francês ou inglês.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

Esta seção aceita resenhas de obras publicadas recentemente no Brasil (há dois anos ou menos). Aceitam-se também resenhas de obras em língua estrangeira ainda inéditas em português, com abordagens relevantes para as ciências sociais.

Aceitam-se submissões em português ou espanhol.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Entrevistas

Esta seção aceita transcrições de entrevistas realizadas com acadêmicos/intelectuais cujo trabalho ofereça contribuição relevante para a área da sociologia, desde que o texto que apresenta a entrevista faça uma discussão com a obra do/da entrevistado/a e outras com as quais ela dialoga, incluindo referências.

As contribuições podem ser submetidas nos idiomas português, espanhol, francês ou inglês.

 

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Notícias

Não verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Homenagem

Não verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Abstracts

Não verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Instruções / Instructions

Não verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Sociologias aceita trabalhos originais e inéditos (não publicados em outras revistas ou como capítulos de livros) na forma de artigos, comunicações de pesquisas, resumos expandidos e resenhas em ciências sociais que apresentem relevância acadêmica e social e elevada qualidade quanto ao rigor teórico e metodológico.

A aceitação dos trabalhos para o processo de avaliação por pares está condicionada à adequação rigorosa do manuscrito às Diretrizes para Submissão e à avaliação da adequação do manuscrito à política editorial de Sociologias. 

Pelo menos um dos autores do manuscrito submetido deve possuir título de Doutor. Aceitam-se manuscritos em coautoria de até quatro pessoas, sendo pelo menos uma com título de doutor. O primeiro autor deverá ter no mínimo o título de Mestre. No caso de resenhas é permitida a autoria de mestres.

Manuscritos em coautoria deverão vir acompanhados de documento suplementar esclarecendo qual a participação de cada autor ou autora na produção do manuscrito.

O processo de avaliação se realiza em três etapas eliminatórias:

Primeira etapa:

Dentro de 3 a 7 dias da submissão, é realizada uma avaliação da completude dos dados de autoria (preenchimento completo do cadastro, incluindo ORCID e dados biográficos) e da conformidade do manuscrito às normas da revista (ver Diretrizes para Autores). Em caso de não adequação às normas a submissão será arquivada com comunicação aos autores.

Autores e autoras são inteiramente responsáveis pelo conteúdo de seus manuscritos, e por garantir que suas contribuições são originais e inéditas. Como política para prevenção de plágio, a revista reserva-se o direito de verificar, mediante o uso de software de detecção de plágio, todos os manuscritos submetidos para publicação. No caso de identificação de plágio, o artigo será recusado.

Segunda etapa:

Manuscritos que estejam em conformidade com as diretrizes de submissão passam por uma segunda etapa de avaliação por parte da equipe editorial, para verificar sua adequação às políticas e ao escopo da revista. Caso não atendam a critérios de clareza e correção textuais, rigor teórico e metodológico e potencial de contribuição para o avanço do conhecimento sociológico, a submissão será recusada e a revista enviará a decisão editorial acompanhada de parecer apontando as razões. Esta etapa pode tomar até 45 dias.

Terceira etapa:

Manuscritos que atendam à política editorial serão submetidos à avaliação duplo-cega de pelo menos dois pareceristas ad hoc com experiência relevante na área de conhecimento em questão. Em caso de avaliações divergentes, uma terceira avaliação será solicitada.

Os trabalhos serão avaliados de acordo com os seguintes critérios: (i) clareza da redação, (ii) qualidade e rigor dos argumentos apresentados, (iii) validade dos dados apresentados, (iv) oportunidade e relevância do artigo para a discussão de problemas na área de pesquisa envolvida, e (v) atualidade e adequação das referências contidas no trabalho.

Após concluídas as avaliações, com base nelas, o editor tomará uma decisão sobre a submissão, que poderá ser de rejeição, de revisões requeridas, de submissão a nova rodada de avaliações ou de aceitação. Esta etapa poderá se estender por cerca de até quatro meses, em função do grande número de submissões recebido por Sociologias e, consequentemente, o grande volume de artigos em processo de avaliação.

 

Periodicidade

Quadrimestral

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona ampla democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...