PERCEPÇÃO DE UNIVERSITÁRIOS PARTICIPANTES DO PET-SAÚDE INTERPROFISSIONALIDADE SOBRE O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO SITUACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.54909/sp.v4i2.107756Resumo
O Planejamento Estratégico Situacional (PES) torna-se uma ferramenta para a criação de práticas colaborativas, sendo utilizado como estratégia principal na perspectiva da elucidação dos problemas encontrados no espaço social na busca da assistência qualificada. Este estudo teve como objetivo descrever a experiência de alunos do PET-Saúde Interprofissionalidade em realizar um PES no Centro de Atenção Psicossocial álcool e drogas (CAPS ad). Trata-se de um estudo descritivo, realizado no período de julho de 2019 a fevereiro de 2020, no qual oito discentes conheceram a infraestrutura, os profissionais da Unidade de Saúde, usuários atendidos, atualizaram os prontuários quanto aos dados sociodemográficos e à saúde atual e realizaram atividades. Ao longo do estudo, os universitários executaram o PES em quatro momentos: no explicativo, identificaram-se os problemas e as necessidades relacionados ao atendimento na Unidade de Saúde; no normativo, foram elencados os objetivos para solucionar os problemas identificados; no momento estratégico, foram definidas as barreiras para o planejamento adequado das atividades e, no tático-operacional, foram realizadas ações como a horta comunitária, com palestra explicativa, a roda terapêutica sobre o Setembro Amarelo e as salas de espera sobre diversos temas. A realização do PES no CAPS ad qualificou a assistência desenvolvida aos usuários, permitiu o conhecimento da Unidade, aprofundou o conhecimento teórico sobre o assunto e possibilitou uma base de trabalho mais efetiva para a equipe de saúde. Foi possível conhecer o foco de trabalho do grupo PET-Saúde Interprofissionalidade, identificando forças desestabilizadoras externas e internas que operam no contexto (problemas de estrutura física, desarmonia entre a equipe, ausência de um Projeto Terapêutico Singular planejado de forma colaborativa), favorecendo a visualização das prioridades a partir do levantamento de dados, dos problemas e das necessidades. Os alunos, neste processo, puderam se integrar a uma realidade específica, identificar e estudar problemáticas buscando resolvê-las de maneira interprofissional por meio do trabalho em equipe e de práticas colaborativas.
Palavras-chave: Saúde Mental. Avaliação em Saúde. Educação Interprofissional.
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