PERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS DE FISIOTERAPIA EM RELAÇÃO À ATUAÇÃO DO FISIOTERAPEUTA NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54909/sp.v4i2.106510

Resumo

Com as mudanças epidemiológicas e transformações no sistema de saúde no Brasil foram estabelecidas novas responsabilidades e outros deveres do fisioterapeuta, o que envolve uma práxis ampliada e contextualizada. Este estudo buscou conhecer a percepção de acadêmicos de Fisioterapia de uma Instituição de Ensino Superior (IES) sobre a importância da educação em saúde (ES) na atuação do fisioterapeuta. É um estudo exploratório descritivo, qualitativo, desenvolvido por meio de uma entrevista semiestruturada que utilizou análise de conteúdo.  Participaram 15 acadêmicos, 87% mulheres e 13% homens, com média de idade de 23,13 anos. O estudo apontou carência de apropriação dos acadêmicos quanto ao papel da ES. A ES foi vista como transmissão de conhecimentos centrada em orientações específicas relacionadas à postura e ao movimento.  Os estudantes associaram a ES a práticas coletivas e à atenção primária, estabelecendo poucas relações com o âmbito individual e a atenção secundária e terciária. Alguns remeteram seu aprendizado a projetos de extensão ou ao estágio na comunidade. Os que se encontravam mais no início do curso, e que tiveram a oportunidade de experienciar a prática da ES já no começo da graduação, referiram melhor aproveitamento e maior importância com relação aos que estavam no intermédio ou no estágio final. Sendo assim, evidenciou-se a necessidade de se investir de maneira transversal no aprofundamento da temática ES na formação dos acadêmicos, para que se possa ampliar e aprimorar seu olhar, promovendo uma aprendizagem significativa e a valorização da ES.

Palavras-chave: Educação em saúde. Fisioterapia. Formação profissional em saúde.

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Biografia do Autor

Rafaela Koch Lessing, Universidade Feevale

Fisioterapeuta, formada pela Universidade Feevale- 2017-02

Marielly de Moraes, Universidade Feevale

Fisioterapeuta; Sanitarista; Arteterapeuta; Ativadora de Processos de Mudança na Educação Superior de Profissionais de Saúde; mestre em Ciências do Movimento Humano; Docente na Universidade Feevale, Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul

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Publicado

2020-12-28

Como Citar

LESSING, R. K.; MORAES, M. de. PERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS DE FISIOTERAPIA EM RELAÇÃO À ATUAÇÃO DO FISIOTERAPEUTA NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE. Saberes Plurais Educação na Saúde, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 94–110, 2020. DOI: 10.54909/sp.v4i2.106510. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/106510. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos originais