Vol. 18 No. 2 (2011)

O Papel da Revista de Informática Teórica e Aplicada pela Excelência da Produção Científica Nacional em Computação

RITA, volume 18, número 2, 2011

Luis C. Lamb

Lisandro Z. Granville

Este número da Revista de Informática Teórica e Aplicada é testemunho da abrangência de áreas de pesquisa em Ciência da Computação no Brasil. No passado recente, poucos grupos de pesquisa realizam pesquisa internacionalmente competitiva No entanto, os mais de quarenta anos de investimentos no sistema de pós-graduação em computação brasileiro, aliado ao papel histórico das agências de fomento no país, contribuíram para um notával crescimento da Computação no cenário nacional.

Além disso, nossa área, reconhecida como estratégica para o desenvolvimento do país desde a criação do Ministério da Ciência e Tecnologia, e de órgãos oficiais que o precederam, hoje conta com um respeitável número de programas de pós-graduação que já se projetam internacionalmente. A consequência de décadas de investimento no sistema de pesquisa e pós-graduação das universidades hoje nos permite vislumbrar um futuro mais promissor. Mas, estamos apenas no início. A computação é uma ciência recente. E a pesquisa em Ciência da Computação no país também está iniciando, com pouco mais de quatro décadas de história.

Neste sentido, acreditamos que para apoiar este movimento pela excelência em pesquisa no Brasil, esta revista tem de trabalhar continuamente pela sua qualificação, mantendo critérios universais de avaliação dos resultados de pesquisa submetidos para publicação. Por este motivo, os trabalhos aqui publicados são avaliados pelos critérios universais de qualidade, que pesquisadores de notória competência tem cumprido com grande habilidade. Os editores da revista sempre estarão atentos aos novos desafios da computação nacional na busca pela excelência e reconhecimento internacional. Este processo é essencial para o estabelecimento de uma cultura científica independente, existente nos laboratórios e universidades de pesquisa consolidados e amplamente reconhecidos.

Finalmente, reconhecemos publicamente o apoio da comunidade nacional de pesquisadores em computação à RITA. Agradecemos aos revisores pelo seu apoio e, principalmente, aos autores pela confiança depositada nesta publicação do Instituto de Informática da UFRGS. Também registramos nosso agradecimento ao doutorando Márcio Dorn e à Lourdes Tassinari pelo apoio no processo de editoração deste volume.

Published: 2011-08-05

Regular Papers