Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Atual
Arquivos
Anúncios
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 2 n. 3 (2015): XXI Jornada de Ensino de História e Educação
v. 2 n. 3 (2015): XXI Jornada de Ensino de História e Educação
Publicado:
2016-03-29
Expediente
Expediente
Equipe Editorial Revista do Lhiste
PDF
Editorial
Apresentação
Coordenação GT Ensino de História e Educação
PDF
Artigos
A Guerra do Vietnã no cinema norte-americano: possibilidades de ensino de História a partir de “Fomos Heróis” de Randall Wallace
Diego Oliveira Souza
PDF
Relações Interculturais Vivências em uma aldeia Guarani
Juliana Duarte Flores, Elisete Larruscain da Silva, Morghana Iantra Garavello Vasconcelos
PDF
“AS VEZES FICAM CHAMANDO O BAIRRO SÃO JOÃO BOSCO DE “VILA”, ESTAS PESSOAS DEVEM PARAR DE FALAR ESTAS COISAS NOSSO BAIRRO É UM BAIRRO COMO QUALQUER OUTRO”
Eliana Gasparini Xerri, Spagnol Tobias
PDF
PIBID Interdisciplinar Educação do Campo: Discutindo Interdisciplinaridade, Educação do Campo e Ensino de História.
Sandi Mumbach, Ane Carine Meurer
PDF
PROJETO CONECTIVIDADE: O ENSINO DE HISTÓRIA NA WEB, TELECURSO E O SISTEMA DE RESPOSTA SOCIAL
Elisiane da Silva Soares, Jaqueline Benvenuti, Lucas Troglio
PDF
PILARES DA TRADIÇÃO: o conceito de tradição no estudo da Historia das instituições
Artur Silva Alexandrino, Artur Diego da Silva Alexandrino
PDF
HISTÓRIA E POSSIBILIDADE DE CONHECIMENTO PARA A SUPERAÇÃO DAS DIFERENÇAS SOCIAIS NO CONTEXTO ESCOLAR.
Rafaella de Aguiar Coradini, Vítor Otavio Fernandes Biasoli
PDF
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E TEORIA QUEER: DIÁLOGOS POSSÍVEIS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Antoniel dos Santos Gomes Filho, Cícero Edinaldo dos Santos
PDF
Escritas epistolares: desenvolvendo o conceito de interculturalidade entre crianças guarani e crianças das escolas do PIBID
Ana Paula Rodrigues de Oliveira, Ariadne Barbieri Nunes, Luana Born Machado
PDF
Novos materiais didáticos para valorização de Patrimônio Cultural e História Local
Marilen Fagundes Peres
PDF
O ensino de Historia no Brasil suas funções e implicações políticas e sociais-Século XIX até atualidade
Marilen Fagundes Peres, Janete Schirmer, Tatiane Souza Ritter
PDF
REPRESENTAÇÃO DOS POVOS INDÍGENAS E ENSINO DE HISTÓRIA: A HISTÓRIA EM QUADRINHOS COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM
Vanessa Carraro Armiliato
PDF
NARRATIVAS DA ANTIGUIDADE ORIENTAL-MESOPOTÂMIA
Gabriela Schmitt
PDF
O Ensino de Identidade de Gênero e Orientação Sexual
Eduardo Alberto Almeida
PDF
A escravidão não acabou: especismo, exploração animal e outras teses inconvenientes
Jordana Guidetti Pozzebon
PDF
ENSINO DE HISTÓRIA: JUVENTUDE E CONTRACULTURA NORTE AMERICANA DA DÉCADA DE 60 UTILIZANDO O MUSICAL ACROSS THE UNIVERSE
Julio Cezar Pires, Nathalia Oliveira Ferreira, Juliana Fick
PDF
RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E AÇÕES AFIRMATIVAS: DISCUSSÕES SOBRE CURRÍCULO
Luciane Dos Santos Avila
PDF
A REPERCUSSÃO DO AI-5 NA CIDADE DE CAXIAS DO SUL: UM ESTUDO SOBRE OS REFLEXOS DO DECRETO NA TERRA DA FÉ E DO TRABALHO
Anay Camargo Rodrigues
PDF
MÍDIAS CINEMÁTICAS NO ENSINO DE HISTÓRIA: A PERSPECTIVA DISCENTE SOBRE ESTE RECURSO PEDAGÓGICO
Luiz Paulo da Silva Soares
PDF
MATERIAIS DIDÁTICOS INTERATIVOS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA: IDENTIFICAÇÃO, LIMITES E POTENCIALIDADES
Leonice Aparecida de Fátima Alves Pereir Alves Pereira Mourad, Gabriela Dambros
PDF
A PRODUÇÃO DE IDENTIDADES ATRAVÉS DOS UNIFORMES ESCOLARES – SIGNIFICAÇÃO E CONCEITUAÇÃO
Letícia Oliveira Borges
PDF
A APROPRIAÇÃO DE REFERENCIAIS HISTÓRICOS PARA A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL EM SÃO JOÃO DO POLÊSINE
Ricardo Kemmerich, Roselene Moreira Gomes Pommer, Zípora Rosauro
PDF
PIBID DE HISTÓRIA/UFSM: ALGUMAS REFLEXÕES
Roselene Moreira Gomes Pommer, Julio Ricardo Quevedo dos Santos, André Luis Ramos Soares
PDF
Necessidades e perspectivas no Ensino de História local: a produção de um livro didático sobre a história de Santa Maria e região
Denise Belitz Quaiatto
PDF
DAS MARGENS AO CENTRO: A HISTÓRIA DA ÁFRICA EM UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO
Letícia Mistura
PDF
O IMPACTO DA LEI DE COTAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
Julio Cesar Ausani, Roselene Gomes Pommer
PDF
O JORNAL CHICO REI DE POÇOS DE CALDAS (1987-1989) COMO UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO E IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/03
Daniel Porciuncula Prado, Gabriela Costa Silva
PDF
ETNOGRAFIA E O ENSINO DE HISTÓRIA: ALGUMAS POSSIBILIDADES
Caroline Mattos Moraes
PDF
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA EM UM BRASIL EM TRANSFORMAÇÃO: COMPREENSÕES HISTÓRICAS
Julio Cesar Ausani, Roselene Gomes Pommer
PDF
O ENSINO DE HISTÓRIA SOB A PERSPECTIVA DE PROFESSORES INICIANTES DA CIDADE DO RIO GRANDE (RS)
Caroline Mattos Moraes
PDF
O INVENTÁRIO DO COMENDADOR DOMINGOS FAUSTINO CORREA: PROCESSOS JUDICIAIS COMO FONTE DE PESQUISA E ENSINO
Carmem Burgert Schiavon, Virgilina Edi Gularte dos Santos Fidelis Palma
PDF
TAJI POTY: A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E A VALORIZAÇÃO DA CULTURA MISSIONEIRA
Alexandra Begueristain da Silva, Flávia Araújo Pedron
PDF
EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: A CIDADE COMO RECURSO PARA O ENSINO DE HISTÓRIA
Carmem Burgert Schiavon, Tatiana Carrilho Pastorini Torres
PDF
O ENVELHECIMENTO HUMANO COMO TEMÁTICA ABORDADA NA ESCOLA: EXPERIÊNCIAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
Paula Evile Cardoso, Luciana Vargas Jardim, Fabio André Hahn
PDF
O ENEM e o ensino da História: reflexões a partir dos resultados do Colégio Estadual Farroupilha
Fabricio Romani Gomes, Suelen Marchetto
PDF
MAQUETE E ENSINO DE HISTÓRIA: COTIDIANO NO ANTIGO EGITO E A LEI 10.639/2003
Jéssica Fernanda Arend, Calison Eduardo Santos Pacheco, André Luis Ramos Soares
PDF
Práticas e Dinâmicas Históricas em Sala de Aula
Matheus Mathias, Renan Monteiro Dreyer, Marisa Lima da Silva
PDF
A PRODUÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS E A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS PARADIDÁTICOS NO ENSINO DE HISTÓRIA: O CASO DO PIBID HISTÓRIA 2014/UFSM
Luciano Nunes Viçosa de Souza, Tais Giacomini Tomazi, André Haiske
PDF
A Fotografia como uma Nova Estratégia para o Ensino de História
Jaqueline Benvenuti, Tatiane Gasperin de Chaves Guerra
PDF
O PROGRAMA NACIONAL BIBLIOTECA NA ESCOLA E O COTIDIANO ESCOLAR: TECENDO CAMINHOS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI Nº 10.639/2003
Lueci da Silva Silveira
PDF
PROCESSOS EDUCACIONAIS E ENSINO DE HISTÓRIA NAS SOCIEDADES ESCOLARES POLONO-BRASILEIRAS NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX: INTERCULTURALIDADE E IDENTIDADE ÉTNICO-CULTURAL
Fabiana Regina da Silva, Jorge Luiz da Cunha
PDF
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E ENSINO DE HISTÓRIA: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA EDUCAÇÃO ETNICORRACIAL
Kathleen Kate Dominguez Aguirre, Cassiane de Freitas Paixão, ERON DA SILVA RODRIGUES
PDF
AS RAIZES HISTÓRICAS DA DESIGUALDADE SOCIOAMBIENTAL NO EXTREMO SUL DO BRASIL: UM OLHAR SOBRE O SURGIMENTO DA CIDADE DO RIO GRANDE 1737
ERON DA SILVA RODRIGUES, CARLOS RS MACHADO, KATHLEEN KATE DOMINGUEZ AGUIRRE
PDF
RODAS DE CONVERSA NAS AULAS DE HISTÓRIA: ANCESTRALIDADE AFRICANA NAS REGIÕES DE COLONIZAÇÃO ALEMÃ NO RIO GRANDE DO SUL
Juliano de Leon Viero Marques
PDF
A LUDICIDADE COMO RECURSO DIDÁTICO PEDAGÓGICO NA AULA DE HISTÓRIA: POSSIBILIDADES
Deise de Siqueira Potter, Andressa de Rodrigues Flores
PDF
O ENSINO DE HISTÓRIA NO PROEJA: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DOCENTE COM ALUNOS TRABALHADORES
Paula Rochele Silveira Becher, Denise Verbes Schmitt, Roselene Moreira Gomes Pommer
PDF
Diálogo entre professores: compreendendo as relações étnico-raciais
Vera Lucia Trennepohl
PDF
MANIBA, MANDIOCA E AIPIM: RESGATE DE RECEITAS COMO INSTRUMENTO DE PESQUISA E ENSINO DE HISTÓRIA.
Gabriel Chaves Amorim
PDF
Música Negra como Resistência: África, Brasil e Estados Unidos
Gabriel de Lima, Davi dos Santos, Bruno Ribeiro Oliveira
PDF
O QUE PODE O PROFESSOR DE HISTÓRIA?” OFICINAS DE ENSINO DE CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA VOLTADAS PARA AS CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS – UMA EXPERIÊNCIA NO IF FARROUPILHA CAMPUS ALEGRETE
Mário Augusto Correia San Segundo
PDF
O uso historiográfico no ensino de história moderna: saberes e percepções em sala de aula
Leticia Chilanti
PDF
OS DEUSES DEVEM ESTAR LOUCOS: LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA NA FORMAÇÃO DE CONHECIMENTO NAS AULAS DE HISTÓRIA
Caroline Dall Agnol
PDF
O OLHAR DO ALUNO: EM BUSCA DE NOVAS METODOLOGIAS E ABORDAGENS NO ENSINO DE HISTÓRIA
Joci Scherer
PDF
ROMPENDO VELHOS PRECONCEITOS PARA CONSTRUIR NOVOS CONCEITOS: RUPTURAS E PERMANÊNCIAS DO CONTEÚDO DA HISTÓRIA DENTRO DO ÂMBITO ESCOLAR
Adriana Picheco Rolim
PDF
CULTURA POLÍTICA EDUCACIONAL AUTORITÁRIA: REFORMAS EDUCACIONAIS E A INFLUÊNCIA DA DOUTRINA DE SEGURANÇA NACIONAL (1964-1985, SC)
yomara Caetano Oliveira, Juliana Miranda da Silva
PDF
OS CONCEITOS E A MEDIAÇÃO NO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM EM HISTÓRIA
Aristeu Castilhos da Rocha
PDF
O que é o Trabalho? Um retrato da classe trabalhadora do bairro Jardim dos Lagos
Mateus Ranzan
PDF
Estudo das ações e representações dos movimentos sociais latino-americanos no ensino fundamental: experimentações no PIBID-História-UFRGS
Edson Antoni, Leonardo Eggres, Roberta Melo
PDF
Avós em experiências: a memória cotidiana, o espaço da sala de aula e o fazer pedagógico no ensino de História
Izabel Cristina Durli Menin, Eliana Rela
PDF
IMAGENS DE MULHERES NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA
Eliane Goulart Mac Ginity
PDF
O uso de Internet no aprendizado de História: possibilidades e dificuldades
Bruno Stelmach Pessi
PDF
O potencial pedagógico da Idade Média Imaginada
Nilton Mullet Pereira, Bruno Chepp, Guilherme Mais
PDF
Trabalhando o patrimônio: prédios, objetos e fotografias
Moisés Abrão Stein
PDF
Hominídeos, Vênus e Bruna: Ensino de História e Aprendizagem Significativa em uma turma de Educação de Jovens e Adultos
Wellington Rafael Balém
PDF
68 foi bala: memória da resistência juliana à ditadura
Bárbara Juliana Lauxen Juliana Lauxen, Gabriel Truccolo de Lima, Larissa Grisa, Lucas Porto Azevedo
PDF
Revista completa
Edição completa
PDF
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários