A INTERVENÇÃO DO PROFESSOR E A EDUCAÇÃO HISTÓRICA NA PERSPECTIVA DA PRÁXIS – UM ESTUDO REALIZADO NO IFPR CAMPUS CURITIBA

Autores

  • THIAGO AUGUSTO DIVARDIM DE OLIVEIRA Instituto Federal do Paraná (Campus Curitiba)
  • Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidt Universidade Federal do Paraná

Resumo

Se nas discussões do historicismo apropriadas e sistematizadas por Jörn Rüsen, a História surge de um movimento de compreensão que se inicia nas demandas da consciência histórica no presente, (tarefa que possui lógica e padrões científicos próprios), é possível propor a pergunta: qual seria a práxis perene da incorporação dessas discussões nas relações de ensino e aprendizagem na escola? A proposta é que, a partir de uma compreensão do professor historiador como intelectual, e das discussões apresentadas por Rüsen sobre a dialética entre hermenêutica e analítica no trabalho dos historiadores (2007), tornou-se possível defender que o trabalho dos professores de história, para atender as demandas do pensamento histórico na escola, poderá ter uma lógica própria referente à matriz disciplinar da História (RÜSEN, 2009) relacionado ao trabalho de resposta às carências de orientação das consciências e da cultura histórica. O artigo trata de um estudo empírico realizado no primeiro semestre de 2013 no Instituto Federal do Paraná (Campus Curitiba) em que se discute teoricamente um trabalho práxico que envolveu perspectiva heurística, analítica e interpretativa das protonarrativas (RÜSEN, 2001 – 2012) de alunas do primeiro ano de um curso técnico integrado ao ensino médio e um posterior trabalho de intervenção dirigido as consciências históricas de maneira especificamente motivada.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

THIAGO AUGUSTO DIVARDIM DE OLIVEIRA, Instituto Federal do Paraná (Campus Curitiba)

Professor EBTT de HISTÓRIA no Instituto Federal do Paraná (IFPR) e doutorando em Educação na Universidade Federal do Paraná. Possui licenciatura e bacharelado em História, especialização em "Mídia, Política e Atores Sociais" pela Universidade Estadual de Ponta Grossa e Mestrado em Educação na linha Cultura, Escola, Ensino pela Universidade Federal do Paraná. Participou desde o segundo semestre de 2004 até o primeiro de 2009 do Grupo de Estudos de Didática da História (GEDHI), organizado no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (PPGE-UEPG). Durante a graduação assumiu como voluntário um projeto de Iniciação científica, e também já foi bolsista pelo CNPQ de Iniciação Científica, atuando principalmente nos seguintes temas: didatica da história, aprendizagem histórica, consciência histórica, história e informática, professores de história e educação histórica. Desde o início de 2008 até início de 2010 lecionou História na rede particular de ensino e foi contratado temporário pelo Estado do Paraná como professor de História. É Professor EBTT de História no Instituto Federal do Paraná (IFPR) desde fevereiro de 2013 e pesquisador do Laboratório de Pesquisa em Educação Histórica da Universidade Federal do Paraná (LAPEDUH - UFPR) desde 2010.

Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidt, Universidade Federal do Paraná

possui graduação em História pela Universidade Federal do Paraná (1973), graduação em Comunicação pela Universidade de Brasília (1968), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (1985), doutorado em História pela Universidade Federal do Paraná (1997) e pós-doutorado em Didática da História pela Universidade Nova de Lisboa-Portugal, 2001 (Bolsa Capes).Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Paraná, atuando na graduação nas disciplinas Metodologia e Prática de Ensino de História, e no pós-graduação, na Linha de Pesquisa Cultura, Escola e Ensino, nas disciplinas Educação Histórica I e II e Cultura e Escola, os fundamentos do saber escolar.. .Na mesma Universidade coordena o Laboratório de Pesquisa em Educação Histórica-LAPEDUH, articulado ao Programa de Pós-Graduação, que tem, entre seus objetivos, consolidar grupo de pesquisa no campo da Educação Histórica, com ênfase em investigações relacionadas ao estudo da cultura histórica e consciência histórica.É líder do grupo de pesquisa Cnpq - Cultura, Práticas Escolares e Educação Histórica, certificado pela UFPR, desde 1999. É pesquisador participante na Universidade do Minho-Portugal, no Centro de Consciência Histórica da University of British Columbia, consultor da Universidade Estadual de Londrina; coordenadora da Rede Iberoamericana de Pesquisadores em Educação Histórica, pesquisador participante na Universidad de Barcelona, membro do conselho assessor da Editora Grao, Revista Iber, da Revista de Investigación Enseñanza de las Ciencias Sociales e da revista Proyecto Clio. Editora do periódico Educar em Revista (2011-2013), Editora da Revista de Educação Histórica, membro do conselho editorial da Editora da UFPR. Tem experiência na área de História e Educação, com ênfase em Educação Histórica e Ensino de História, atuando principalmente nos seguintes temas: educação histórica, didática da história, ensino aprendizagem , curriculos, manuais didáticos e formação de professor.de História. Editora do periodico Educar em Revista (2010-2013). Presidente da Associação Iberoamericana de Pesquisadores em Educação Histórica-AIPEDH. Bolsista Produtividade 1B Cnpq. Projetos financiados pelo Cnpq, Capes e Fundação Araucária. Atualmente com bolsa de pós-doutorado senior na Universidade de Brasilia, sob a supervisão do Dr. Estevão Rezende Martins, periodo de 02 a 12 de 2016.

Referências

ASSIS, Arthur Alfaix. A didática da história de J. G. Droysen: constituição e atualidade. Revista Tempo | 2014 v20 | Artigo.

AZAMBUJA, Luciano. JOVENS ALUNOS E APRENDIZAGEM HISTÓRICA: PERSPECTIVAS A PARTIR DA CANÇÃO POPULAR. Tese de doutorado, PPGE-UFPR, 2013.

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação. Porto: Porto Editora, 1994.

DROYSEN, Jodann Gustav. Historik: Vorlesungen über Enzyklopädie und Methodologie der Geschichte. (org. Peter Leyh). Stuttgart: Fromann-Holzboog, 1977 [em português: Manual de Teoria da História. Petrópolis: Vozes, 2009 [original: 1881- 1883]

FREIRE, Paulo. AÇÃO CULTURAL PARA LIBERDADE E OUTROS ESCRITOS. São Paulo : Paz e Terra, 2007.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo : Paz e terra, 1996

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1997

GONZÁLES, María Isabel Jiménez. LA PRÁTICA EDUCATIVA ESCOLAR COMO PROCESO DE TRABAJO INTELECTUAL. Revista Mexicana de Sociologia. Año XLVI Vol.XLVI. Nº 1 enero-marzo de 1984

LEE, P. J. “Nós fabricamos carros e eles tinham que andar a pé”: compreensão das pessoas do passado. In: BARCA, I. (Org.) Educação histórica e museus. Actas das Segundas Jornadas Internacionais de Educação Histórica. Braga: Lusografe, 2003. p.19-36.

LOPES, A.R.C. Conhecimento escolar: processos de seleção cultural e mediação didática. IN: Educação & Realidade. 22(1):95-112. jan-jun. 1997.

KOSELLECK, Reinhart. Futuro Passado: contribuição à semântica dos tempos históricos. Tradução Wilma Patrícia Maas e Carlos Almeida Pereira. Rio de Janeiro: Contraponto, Ed. PUC-Rio, 2006. 366p.

MARX, Karl & ENGELS, Fridrich. A IDEOLOGIA ALEMÃ. 1845-1846. São Paulo: Boitempo, 2007.

KOSÍK, K. Dialética do Concreto. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1969.

MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2005.

MARX, K.; ENGELS, F. A ideologia alemã. 1845-46. [São Paulo]: Boitempo, 2007

MARX, Karl. Prefácio de Para a crítica da economia política. In: ________. Manuscritos econômicos filosóficos e outros textos escolhidos. São Paulo, Abril Cultural, p.133-138. (Os Pensadores), 1974b.

OLIVEIRA, Thiago Augusto Divardim de. A RELAÇÃO ENSINO E APRENDIZAGEM COMO PRÁXIS: A EDUCAÇÃO HISTÓRICA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Dissertação de Mestrado. Curitiba, 2012.

RÜSEN, Jörn (a). Razão histórica – Teoria da História: os fundamentos da ciência histórica. Brasília: UNB, 2001.

___________ (b). Reconstrução do passado. Teoria da História II: os princípios da pesquisa histórica. Editora da Universidade de Brasília, 2007. pág. 91 – 100.

___________ (c). História viva Teoria da História III: formas e funções do conhecimento histórico / Jörn Rüsen ; tradução de Estevão de Rezende Martins. - Brasília : Editora Universidade de Brasília, 2007.

___________ (d). "¿Qué es la cultura histórica?: Reflexiones sobre una nueva manera de abordar la historia". Culturahistórica. [Versión castellana inédita del texto original alemán en K. Füssmann, H.T. Grütter y J. Rüsen, eds. (1994). Historische Faszination. Geschichtskultur heute. Keulen, Weimar y Wenen: Böhlau, pp. 3-26].

___________ (e). APRENDIZAGEM HISTÓRICA: FUNDAMENTOS E PARADIGMAS. Curitiba: W.A. Editores, 2012.

___________.(f) (2014). Cultura faz sentido. Orientações entre o hoje e o amanhã. Petrópolis: Vozes.

___________.(g) (2015) TEORIA DA HISTÓRIA : Uma teoria da História como Ciência / Rüsen, Jörn;tradução: Estevão C. de Rezende Martins. –Curitiba: Editora UFPR, 2015.

SCHMIDT, Maria Auxiliadora. Cognição histórica situada: que aprendizagem histórica é esta?. In: SCHMIDT, M. Auxiliadora/ BARCA, Isabel. (Org.). Aprender História: Perspectivas da Educação Histórica. 1a ed. Ijuí: Unijuí, 2009, v. 1, p. 21-51.

SCHMIDT, Maria Auxiliadora. A CULTURA COMO REFERÊNCIA PARA INVESTIGAÇÃO SOBRE CONSCIÊNCIA HISTÓRICA: DIÁLOGOS ENTRE PAULO FREIRE E JÖRN RÜSEN. Atas das XI Jornadas Internacionais de Educação Histórica Realizadas de 15 a 18 de Julho de 2011, Instituto de Educação da Universidade do Minho / Museu D. Diogo de Sousa, Braga.

SCHMIDT, Maria Auxiliadora. Consciência histórica e crítica em aulas de história./ Maria auxiliadora Moreira dos Santos Schmidt e Tânia Maria F. Braga Garcia. - Fortaleza: Secretaria da Cultura do Estado do Ceará/ Museu do Ceará, 2006.

SCHMIDT, M. A. M. S; GARCIA, Tânia Braga; BARCA, Isabel. Significados do pensamento de Jörn Rüsen para investigações na área da educação histórica. In: Jörn Rüsen e o ensino de história / organizadores: Maria Auxiliadora Schmidt, Isabel Barca, Estevão de Rezende Martins – Curitiba: Ed. UFPR, 2010

Downloads

Publicado

2016-12-12

Edição

Seção

Artigos