AS RAIZES HISTÓRICAS DA DESIGUALDADE SOCIOAMBIENTAL NO EXTREMO SUL DO BRASIL: UM OLHAR SOBRE O SURGIMENTO DA CIDADE DO RIO GRANDE 1737

Autores

  • ERON DA SILVA RODRIGUES UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG
  • CARLOS RS MACHADO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG
  • KATHLEEN KATE DOMINGUEZ AGUIRRE UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG

Palavras-chave:

história, história ambiental, educação ambiental, conflitos, desigualdade.

Resumo

Fronteiras sempre foram regiões de intensas disputas e constantes conflitos. No extremo sul do Brasil não foi diferente, principalmente no período que tange o século XVIII, quando Portugal e Espanha viveram diversas disputas territoriais. Nessa região conflituosa, onde já circulavam índios, contrabandistas de gado vacum e mercadores, foi fundado em 1737 o Presídio Jesus-Maria-José que deu origem a primeira cidade do estado do Rio Grande do Sul e que hoje é conhecida como cidade do Rio Grande. Porém, em geral, a figura do pobre, do negro e do indígena nesta localidade é renegada por parte da historiografia. Portando, mais do que um estudo do período da ocupação, ignorado ou exposto nos espaços de ensino a partir da perspectiva portuguesa, temos por objetivo problematizar a versão mantida de que os brancos portugueses foram os únicos e verdadeiros desbravadores e construtores da cidade do Rio Grande, quando o espanhol é tido, nesta perspectiva, como o inimigo, e o indígena, o negro e o pobre como selvagens, animais e incultos, justificando as ações dos brancos sobre estes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

ERON DA SILVA RODRIGUES, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG

Licenciado em História pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2014). Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental - PPGEA - FURG . É voluntário no Observatório dos Conflitos Socioambientais e Urbanos no Extremo Sul do Brasil (CNPq) FURG coordenado pelo professor Dr. Carlos Machado. Exerce atividades de voluntariado no projeto de pesquisa: NATUREZA, CONFLITOS E INJUSTICA AMBIENTAL: o desenvolvimento, a sustentabilidade e a educação ambiental na produção da hegemonia capitalista no extremo sul do Brasil e leste do Uruguai, também coordenado pelo professor Dr. Carlos Machado. Bolsista (CAPES)

CARLOS RS MACHADO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG

É professor titular de políticas públicas da educação na Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e na Linha de Fundamentos da Educação Ambiental no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (PPGEA). Suas pesquisas, nos últimos anos, têm buscado avançar na relação entre (in) justiça social e ambiental na região do extremo sul do Brasil, da relação dos conflitos com a educação ambiental e as políticas públicas de educação e de educação ambiental. Temas e relações que adquiriram um foco mais qualificado a partir dos estudos de pós-doutorado na UFRJ/IPPUR/ETTERN sob supervisão de Henri Acselrad em 2010. Coordena o Observatório dos Conflitos do Extremo Sul do Brasil no qual a questão ambiental e urbana vem sendo mapeada a partir de manifestações públicas desde 2011, e em 2013, iniciamos o acompanhamento dos conflitos no leste do Uruguai (Rocha e Maldonado) com apoio de pesquisadores da UdelaR (Universidad de La República). Possui graduação em História Licenciatura Plena (1989), Especialização em História do Brasil (1991) pela Faculdade Porto Alegrense de Educação Ciências e Letras; Ciências Sociais e Políticas (1992) pela Escuela Nico Lopez (Cuba); Mestrado em Educação (1999) e Doutorado (2005) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É membro do conselho editorial das Revistas - Ambiente & Educação (FURG) (1413-8638) e Momento (Rio Grande) (0102-2717).

KATHLEEN KATE DOMINGUEZ AGUIRRE, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG

Licenciada em História pela Universidade Federal do Rio Grande (2014). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em História (FURG). É voluntária no Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) nesta mesma universidade. Tem experiência na área de História, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação etnicorracial, ensino, comunidade, discurso e conflitos.

Referências

ACSELRAD, Henri; MELLO, Cecilia Campelo do Amaral; BEZERRA, Gustavo das Neves. O que é justiça ambiental. Rio de Janeiro: Garamond, 2009.

ALVES, Francisco das Neves; TORRES, Luiz Henrique. Visões do Rio Grande: a vila/cidade na óptica europeia (1809-1887). Rio Grande: Fundação Universidade Federal do Rio Grande, 2008.

ALVES, Francisco das Neves. Os dragões no Rio Grande do Sul na visão de um historiador militar. Rio Grande: BIBLOS, 14, pp. 39-46, 2002.

CESAR, Guilhermino. Primeiros cronistas do Rio Grande do Sul 1605-1801: estudo de fontes primárias da história rio-grandense acompanhado de vários textos. 2ª.ed.Porto Alegre:EDURGS,1981.

________. O contrabando no sul do Brasil. Caxias do Sul: Universidade Caxias do Sul; Porto Alegre, Escola Superior de Teologia São Lourenço de Brindes, 1978.

CIPRIANO, Diego e MACHADO, Carlos RS. Auguste de Saint-hillaire e a natureza: Relatos do rio Grande, 1820. Mimeo.

GUTFREIND, Ieda. Historiografia sul-riograndense e o positivismo comtiano. Estudos Leopoldenses, vol.30, n.137, 1994, p.69-78.

LAYRARGUES, Philippe Pomier. Educação ambiental com compromisso social: o desafio da superação das desigualdades. In.: LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo; LAYRARGUES, Philippe pomier; CASTRO, Ronaldo Souza de; (Orgs). Repensar a educação ambiental: um olhar crítico. São Paulo: Cortez,2009.

LANDER, Edgardo. Ciencias sociales:saberes coloniales y eurocêntricos. In.: LANDER, Edgardo. (Org). La colonialidad del saber: eurocentrismo y ciencias sociales. Perspectivas latinoamericanas. Buenos Aires: CLACSO, 2000.

MAESTRI FILHO, Mário J. “O escravo africano no rio grande do Sul”. In: DACANAL, José Hidelbrando & GONZAGA, Sergius. RS: economia e política. Porto Alegre. Mercado Aberto,1979.

MIRCO, Carmen Helena Braz. Textos para o estudo da História do Município do Rio Grande, XVI – XVIII. – Rio Grande: FURG, 1987.

OSÓRIO, Helen. O império português no sul da América: estancieiros, lavradores e comerciantes. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2007.

PILETTI, Felipe. História do Rio Grande do Sul: história regional, 4º e 5º ano: volume único. São Paulo: Ática, 2011.

QUEIROZ, Maria Luiza Bertuline. A vila do Rio Grande de São Pedro, 1737-1822. Rio Grande: FURG, 1987.

TORRES, Luis Henrique. A cidade do Rio Grande: escravidão e presença negra. Rio Grande: Salisgraf, 2008.

TORRES, Luis Henrique. a colonização açoriana no rio grande do sul (1752 – 1763). Rio Grande, Salisfraf, 2004.

Downloads

Publicado

2016-03-21