Prefácio

Carlos Silveira Noronha, Alfredo de Jesus Dal Molin Flores, Gustavo Castagna Machado, Wagner Silveira Feloniuk, Kenny Sontag, Pedro Prazeres Fraga Pereira, Augusto Sperb Machado

Resumo


PREFÁCIO

 

 

 

A Revista da Faculdade de Direito lança o Volume Especial do Número 36, alcançando a terceira publicação no ano de 2017. Esse número foi possível graças ao grande número de submissões e o rápido trabalho realizado pelos avaliadores. Com o último número deste ano, planejado para dezembro, terão sido quatro números e sessenta obras publicadas na revista, todas respeitando as normas rígida de avaliação do Qualis e outras normas de editoração ética.

Assim, a revista espera se consolidar ainda mais como um veículo de publicação ágil e capaz de apresentar os trabalhos mais bem avaliados pelos autores. É um processo difícil, uma vez que os editais mais recentes superaram a uma centena de publicações, em grande maioria de professores doutores atuantes na docência. É um patamar que traz satisfação a todos os envolvidos, mas exige um volume de avaliações muito alto.

Neste número, foram mantidas as ideias de publicar de acordo com as normas da CAPES, respeitando a diversidade geográfica e garantindo espaços para os autores mais bem avaliados no processo de double-blind peer review. Assim, espera-se que não apenas na amplitude dos assuntos abordados, mas também na profundidade das obras, os leitores encontrem trabalhos úteis e relevantes para suas pesquisas.

Além dos treze artigos publicados por meio de submissões, foram, também, publicados dois trabalhos de autores convidados. O primeiro é Abelardo Levaggi, professor Catedrático de História do Direito na Universidade de Buenos Aires e da Universidade del Salvador, seu artigo traz considerações sobre a pesquisa em História do Direito, aprofundando questionamentos sobre a matéria e abordando a relação dela com a História Social. O Segundo artigo é do Professor Emérito de Filosofia da Direito da Universidade de Palermo, Francesco Viola. O autor aborda o estatuto da pessoa e seu desenvolvimento em perspectiva histórica.

Além deles, são apresentados artigos de Direito Empresarial, Civil, Tributário, Processual e sobre direitos reconhecidos na Constituição. São temas como a apresentação e importância da Assessoria Jurídica Hernani Estrella, elaborado pelo seu coordenador e dois alunos participantes, a incidência da teoria da imprevisão em contratos agrícolas, o acesso ao sistema oral de jurisdição, planejamento tributários, e trabalhos sobre direitos à saúde, à moradia e de grupos vulneráveis, como catadores de material, indígenas e superendividados. Cada tema é abordado em sua área, e esperamos que tragam contribuições ao tema.

Desejamos, então, que os leitores encontrem os melhores materiais para suas pesquisas. Agradecemos novamente aos autores e avaliadores, que participam com seus papeis fundamentais para que a revista exista e possa funcionar seguindo os critérios mais rígidos de publicação. Boa leitura!

 

 Porto Alegre, 31 de outubro de 2017.

 

Prof. Dr. Carlos Silveira Noronha

Editor-chefe

 

Prof. Dr. Alfredo de Jesus Dal Molin Flores

Editor-Adjunto

 

Prof. Dr. Gustavo Castagna Machado

Prof. Dr. Wagner Silveira Feloniuk

Doutorando Kenny Sontag

Mestrando Pedro Prazeres Fraga Pereira

Bacharel Augusto Sperb Machado

Editores-Executivos


Palavras-chave


Prefácio

Texto completo:

Versão Virtual (1-2)


DOI: https://doi.org/10.22456/0104-6594.77765

Apontamentos

  • Não há apontamentos.