história

2018-12-19

A Revista da Faculdade de Direito da UFRGS começou a ser publicada em 1949 e, desde seus primeiros momentos, serviu para a veiculação de ideias de alguns dos juristas e políticos de maior relevo da história do Rio Grande do Sul e do Brasil. Já no seu primeiro volume contou com autores como Oswaldo Aranha, Borges de Medeiros e Ruy Cirne Lima e seguiu publicando obras do mais alto relevo ao longo de mais de sessenta anos de publicação. Ao longo desse período, ela foi um veículo relevante para a publicação de juristas e pesquisadores, que puderam mostrar seus trabalhos por ela e fortalecer a produção jurídica nacional.

Nesse trajeto, ela teve três nomes – Revista da Faculdade de Direito de Porto Alegre, Revista da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e, atualmente, Revista da Faculdade de Direito da UFRGS. Durante o período, também, foram seus editores e autores diversos professores e alunos de grande destaque da Faculdade de Direito, fazendo dela um retrato das ideias e pensamentos que se desenvolviam na academia jurídica do Rio Grande do Sul.

 

 Capas

 

A revista foi publicada impressa até 2015, quando estava no número 33. Agora, a revista adotará para as suas publicações o sistema virtual SEER, a tradução brasileira do sistema de editoração de revistas mais utilizado no mundo, o Open Jornal System (OJS).