A percepção da comunidade acadêmica da UFRGS acerca da acessibilidade na Universidade

Autores

  • Marcelo Magalhães Foohs Faculdade de Educação - UFRGS
  • Ana Caroline Rothmund Acadêmico de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda
  • Luccas Rosa Acadêmico de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda

Resumo

Este artigo resultou do projeto de Extensão Acessibilidade na Universidade, que tem como objetivo analisar a percepção da comunidade acadêmica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul referente ao atual panorama da acessibilidade ao ambiente acadêmico, sobretudo nos espaços físicos. Acessibilidade, segundo a definição proposta pelo INCLUIR, caracteriza-se na garantia do acesso a um lugar ou conjunto de lugares às pessoas com algum tipo de deficiência, seja física, seja mental. A acessibilidade não deve ser percebida a partir apenas do acesso físico ao local estrutural representado pelos campi e prédios da UFRGS, mas também pelo seu material didático e pelo conhecimento de uma maneira geral.

A ideia deste projeto se originou da própria percepção dos alunos envolvidos. Participantes de uma geração muito mais plural e preocupada com as minorias e em ouvir a voz das mesmas, incomodou-nos o fato de termos, nesse período de mais de três anos na UFRGS, apenas dois colegas e um professor deficientes físicos. Para colher os dados necessários à realização deste artigo, utilizaram-se os preceitos da Teoria da Educomunicação, pois se procurou uma metodologia que possibilitasse à comunidade acadêmica, que foi o ponto central de criação dos dados deste artigo, a autonomia para emitir suas opiniões. Assim, foi criado um website com a função de dispor de conteúdo acerca dos conceitos e da acessibilidade e de se tornar um canal de comunicação da comunidade acadêmica com os responsáveis pelo projeto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-07-22

Como Citar

FOOHS, M. M.; ROTHMUND, A. C.; ROSA, L. A percepção da comunidade acadêmica da UFRGS acerca da acessibilidade na Universidade. Revista da Extensão, Porto Alegre, n. 14, p. 24–30, 2019. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/revext/article/view/92673. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Editoração de Artigos