A cor como estímulo sensório motor: cobrindo lacunas na educação em artes visuais para a primeira infância

Autores

  • Paula Mastroberti Coordenadora do PAED1 / Licenciatura em Artes Visuais - UFRGS
  • Camila Peres Acadêmica Licenciatura em Artes Visuais
  • Luana Kurtz Rettamozo Acadêmica Licenciatura em Artes Visuais

Resumo

A disciplina Oficina de Artes 1 e Processos Educativos, parte da carga eletiva do Curso de Licenciatura em Artes Visuais, tem sua temática voltada à educação em artes para crianças de 0 a 5 anos. Foi planejada para atender estudantes que tivessem por objetivo a criação de "escolinhas" de arte, nos moldes oferecidos por centros culturais, museus, ou espaços alternativos de caráter privado. Como docente dessa disciplina procurei conscientizar seus matriculados da pouca demanda por um profissional especializado em artes nesse setor, mesmo em instituições privadas. Cientes dessas limitações, entretanto, os licenciandos em artes visuais persistiram no desejo de se experimentarem como educadores infantis.

Realizamos uma reunião com a Direção da Creche para compreender sua proposta pedagógica e iniciar as observações, ao mesmo tempo em que estudamos os Referenciais e Parâmetros Curriculares para a Educação Infantil (disponíveis no Portal do Professor do MEC). Através de brincadeiras com tinta, luzes e papel coloridos, associados ao movimento e gestualidade, propomos reflexões sobre as cores como linguagem e como cultura de forma que as possibilitem construir conhecimentos para além da mera recreação pedagógica, incluindo o conhecimento visual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-07-22

Como Citar

MASTROBERTI, P.; PERES, C.; RETTAMOZO, L. K. A cor como estímulo sensório motor: cobrindo lacunas na educação em artes visuais para a primeira infância. Revista da Extensão, Porto Alegre, n. 14, p. 17–23, 2019. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/revext/article/view/92668. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Editoração de Artigos