Dançaterapia para usuárias e trabalhadoras em unidades de saúde

Autores

  • Erica Rosalba Mallmann Duarte Escola de Enfermagem - UFRGS
  • Maria da Graça Crossetti Escola de Enfermagem - UFRGS
  • Rakel Martins de Quadros Escola de Saúde Pública do RS
  • Raquel Carboneiro dos Santos Unidade Básica de Saúde Vila Cruzeiro/ Secretaria Municipal de Saúde

Resumo

A dança está presente na vida do homem desde os primórdios. Surgiu através de rituais e passou a representar deuses, as forças da natureza e os costumes de cada povo. Desde a África milenar, quando a dança do ventre surgiu como uma representação da vida das mulheres da época, e atualmente pode ser usada na promoção da saúde, além do convívio em grupo. Ao dançar pode-se experimentar a consciência de si mesmo e dos outros, proporcionando o contato com energias positivas, libertando sentimentos reprimidos, ajudando a mulher a liberar verbalmente seus temores. No plano mental, favorece o raciocínio mais ágil, estimula a memória e propicia maior concentração.

A dançaterapia é uma terapia psicodinâmica que faz parte do grupo das terapias expressivas, como a musicoterapia e arteterapia, consistindo num processo acolhedor que estimula o desenvolvimento de transformações físicas ao aumentar a força, a flexibilidade e a coordenação motora, bem como as modificações mentais, entre elas o autoconhecimento, a emancipação e o bem-estar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-04-26

Como Citar

DUARTE, E. R. M.; CROSSETTI, M. da G.; QUADROS, R. M. de; DOS SANTOS, R. C. Dançaterapia para usuárias e trabalhadoras em unidades de saúde. Revista da Extensão, Porto Alegre, n. 16, p. 14–22, 2019. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/revext/article/view/92083. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Editoração de Artigos