CAMINHOS CONTEMPORÂNEOS DA FILOSOFIA DO DIREITO: a filosofia do direito crítica e a compreensão acerca do fenômeno jurídico.

Autores

Palavras-chave:

Filosofia do Direito, Ensino Jurídico, Filosofia Crítica do Direito, Análise Crítica do Direito.

Resumo

O presente artigo objetiva realizar a análise crítica das implicações para a compreensão e ensino do direito produzidas por duas concepções filosóficas acerca do fenômeno jurídico: uma dentre as juspositivistas ecléticas que considera o direito como prática, divulgada e desenvolvida por José Reinaldo de Lima Lopes, e uma das abordagens críticas para o estudo do direito, a marxista, partindo do pensamento de Alysson Leandro Mascaro. Utilizam-se, fundamentalmente, as reflexões do filósofo franco-argelino Louis Althusser a fim de viabilizar a análise destes dois caminhos da filosofia do direito contemporânea e demonstrar qual deles é capaz de abarcar o fenômeno jurídico em sua totalidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel de Barros Di Giacomo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Estudante da Facudlade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

2021-12-02

Como Citar

DI GIACOMO, D. de B. CAMINHOS CONTEMPORÂNEOS DA FILOSOFIA DO DIREITO: a filosofia do direito crítica e a compreensão acerca do fenômeno jurídico. Res Severa Verum Gaudium, Porto Alegre, v. 6, n. 1, 2021. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/resseveraverumgaudium/article/view/117118. Acesso em: 16 abr. 2024.