Expressão de Afetividade por Agente Pedagógico em Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem: uma Revisão Sistemática da Literatura

Francieli Motter Ludovico, Adriana Paz Nunes, Patrícia Campelo Costa Barcellos

Resumo


O presente artigo apresenta uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) e
propõe análise dos Agentes Pedagógicos (AP) dos estudos selecionados com o objetivo de compreender se a utilização de AP, que expressam afetividade, pode auxiliar nos processos educacionais dentro de Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem (AVEA). A RSL foi realizada utilizando as bases do Portal de Periódicos da Capes, na International Conference on Advanced Learning Technologies e na Revista Novas Tecnologias na Educação, e com isso foram encontrados 86 estudos para a revisão, sendo 4 incluídos para a presente análise. O presente estudo evidenciou que a utilização de Agentes Pedagógicos afetivos pode contribuir e influenciar positivamente os processos educacionais que ocorrem em AVEA. Dessa forma, destaca-se a importância de propor reflexões acerca da afetividade na educação mediada por computador.


Palavras-chave


Revisão Sistemática da Literatura; Agente Pedagógico; Expressão de Afetividade; Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.99549

Direitos autorais 2020 RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br