PENSAMENTO COMPUTACIONAL NO ENSINO MÉDIO: PRÁTICAS MEDIADORAS UTILIZANDO A LINGUAGEM SCRATCH

Autores

  • Leonardo Poloni UCS
  • Eliana Maria do Sacramento Soares UCS
  • Carine G. Webber UCS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.99534

Palavras-chave:

Ensino Médio. Tecnologia Educacional. Linguagem de Programação. Pensamento Lógico.

Resumo

pensamento computacional envolve habilidades que procuram aprofundar o conhecimento e as capacidades dos estudantes. Apresenta-se, neste artigo, um estudo cujo foco foi identificar formas de mediação possibilitadas pela linguagem Scratch no processo de ensino-aprendizagem de programação. O quadro teórico baseou-se na teoria sociointeracionista de Vigotski. O percurso metodológico foi delineado por um estudo de caso, baseado em uma oficina de programação. O resultado permitiu inferir que o ambiente Scratch tem potencial para mediar o aprendizado de programação. Contudo, o professor precisa também atuar como mediador criando estratégias e intervenções potenciais para auxiliar o estudante.

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Publicado

2019-12-31

Como Citar

POLONI, L.; MARIA DO SACRAMENTO SOARES, E.; G. WEBBER, C. PENSAMENTO COMPUTACIONAL NO ENSINO MÉDIO: PRÁTICAS MEDIADORAS UTILIZANDO A LINGUAGEM SCRATCH. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 17, n. 3, p. 508–517, 2019. DOI: 10.22456/1679-1916.99534. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/99534. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Teorias educacionais aplicadas à TIC