Apresentação de Recomendações em Ambientes Educacionais

Autores

  • Ediana da Silva de Souza Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) – Joinville – Brasil
  • Isabela Gasparini Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) – Joinville – Brasil
  • Guilherme Medeiros Machado Université de Lorraine – Nancy – França

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.99521

Palavras-chave:

Sistema de Recomendac¸ ˜ao, Ambiente Educacional, Apresentac¸ ˜ao da Recomendac¸ ˜ao, Visualizac¸ ˜ao da Recomendac¸ ˜ao.

Resumo

Há um crescente corpo de literatura no campo dos sistemas de recomendação que focam na melhoria da precisão. No entanto, é necessário pensar na forma de apresentar recomendações, a fim de fazer com que os usuários entendam os motivos pelos quais estas foram geradas, bem como apresentar a recomendação na interface de maneira satisfatória. Em ambientes educacionais isso se torna ainda mais importante, visto que pode influenciar no processo de ensino e aprendizagem. Desta forma, este trabalho investigou como a comunidade de inform´atica na educação tem projetado a apresentação das recomendações. Como resultado, percebe-se que o tema ainda é pouco explorado e que o foco dos projetos de sistema de recomendação educacionais permanece no algoritmo recomendador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-12-31

Como Citar

DA SILVA DE SOUZA, E.; GASPARINI, I.; MEDEIROS MACHADO, G. Apresentação de Recomendações em Ambientes Educacionais. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 17, n. 3, p. 376–385, 2019. DOI: 10.22456/1679-1916.99521. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/99521. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Software livre na educação