Apresentação de Recomendações em Ambientes Educacionais

Ediana da Silva de Souza, Isabela Gasparini, Guilherme Medeiros Machado

Resumo


Há um crescente corpo de literatura no campo dos sistemas de recomendação que focam na melhoria da precisão. No entanto, é necessário pensar na forma de apresentar recomendações, a fim de fazer com que os usuários entendam os motivos pelos quais estas foram geradas, bem como apresentar a recomendação na interface de maneira satisfatória. Em ambientes educacionais isso se torna ainda mais importante, visto que pode influenciar no processo de ensino e aprendizagem. Desta forma, este trabalho investigou como a comunidade de inform´atica na educação tem projetado a apresentação das recomendações. Como resultado, percebe-se que o tema ainda é pouco explorado e que o foco dos projetos de sistema de recomendação educacionais permanece no algoritmo recomendador.


Palavras-chave


Sistema de Recomendac¸ ˜ao, Ambiente Educacional, Apresentac¸ ˜ao da Recomendac¸ ˜ao, Visualizac¸ ˜ao da Recomendac¸ ˜ao.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.99521

Direitos autorais 2020 RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br