ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE REALIDADE AUMENTADA E LABORATÓRIO REMOTO NO ENSINO DE FÍSICA

Priscila Cadorin Nicolete, Eduardo Tocchetto de Oliveira Júnior, Marta Adriana Cristiano, Liane Margarida Rockenbach Tarouco, Eduardo de Vila, Juarez Bento da Silva

Resumo


Este estudo busca investigar se o uso de Laboratórios Remotos Aumentados e Laboratórios Virtuais de Realidade Aumentada contribui para o ensino de circuitos elétricos aos alunos de ensino médio técnico em Eletromecânica. Por meio de uma pesquisa exploratória, de caráter explicativo, abordagem mista e utilizando um design quase-experimental, foi verificado a percepção dos estudantes em relação a motivação, engajamento, usabilidade e aprendizagem percebida. Além de verificar a progressão de saberes dos estudantes, por meio de uma avaliação diagnóstica e um avaliação conceitual. Os resultados apresentaram significativo progresso na compreensão do conteúdo explorado.


Palavras-chave


Laboratório Remoto, Realidade Aumentada, Tecnologia educacional

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.99491

Direitos autorais 2020 RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br