Programação com blocos visuais para representar conceitos científicos por docentes da área de ciências

Autores

  • Marco Antonio Gomes Teixeira da Silva PPGCN, CCT, UENF
  • Sergio Luiz Cardoso CCT, UENF

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.99483

Palavras-chave:

Objetos Digitais de Aprendizagem. Capacitação. Formação docente.

Resumo

Este artigo é parte de uma pesquisa de mestrado e tem por objetivo identificar
como a tecnologia pode proporcionar habilidades para o desenvolvimento de Objetos Digitais de Aprendizagem (ODA) para representação de conceitos científicos, empregando programação com blocos visuais, na formação inicial e continuada do docente. Durante um curso de capacitação foram desenvolvidos ODA e, após, avaliados, por professores convidados, aplicando a escala de Likert. Considerando os dados obtidos e o material utilizado, é razoável assumir que a presença das tecnologias digitais na formação docente pode proporcionar habilidades e competências que permitam aos docentes desenvolver ODA com adequação aos conceitos científicos. Também é possível ponderar a viabilidade de capacitá-los com programação em blocos visuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-12-31

Como Citar

ANTONIO GOMES TEIXEIRA DA SILVA, M.; LUIZ CARDOSO, S. Programação com blocos visuais para representar conceitos científicos por docentes da área de ciências. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 17, n. 3, p. 285–294, 2019. DOI: 10.22456/1679-1916.99483. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/99483. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Projeto e desenvolvimento de objetos educacionais