Desenvolvimento e Avaliação de um Aplicativo para Apoio ao Ensino de Psicopatologia

Autores

  • Lorena Pinho Feijó Centro Universitário Christus
  • Edgar Marçal de Barros Filho Universidade Federal do Ceará
  • Erlane Brunno Cunha Ferreira Centro Universitário Christus
  • Kristopherson Lustosa Augusto Centro Universitário Christus

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.99477

Palavras-chave:

modelos educacionais, treinamento simulado, psiquiatria.

Resumo

As metodologias de ensino têm apresentado mudanças expressivas no decorrer do século XXI. Este estudo avaliou o impacto de um aplicativo contendo vídeos simulados de psicopatologia. Realizou-se um estudo caso-controle composto por acadêmicos de Medicina. Na avaliação comparativa, utilizou-se uma prova descritiva, além do System Usability Scale (SUS). A amostra era composta por 16 alunos do grupo caso, com acesso ao aplicativo, e 82 pessoas do grupo intervenção. O grupo caso obteve escore médio de 4,7, frente à nota média de 3,2 do grupo controle (p=0,00017). Os resultados dos dados avaliados pela escala SUS demonstram uma boa avaliação de usabilidade. Assim, a utilização do aplicativo apresentou repercussões positivas para o aprendizado, sendo um instrumento útil e de boa usabilidade a ser acrescentado às demais metodologias de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-12-31

Como Citar

PINHO FEIJÓ, L.; MARÇAL DE BARROS FILHO, E.; BRUNNO CUNHA FERREIRA, E.; LUSTOSA AUGUSTO, K. Desenvolvimento e Avaliação de um Aplicativo para Apoio ao Ensino de Psicopatologia. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 17, n. 3, p. 244–252, 2019. DOI: 10.22456/1679-1916.99477. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/99477. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Projeto e desenvolvimento de objetos educacionais