O Uso do Facebook como Ambiente Virtual de Aprendizagem no Ensino de Química Orgânica em Língua Inglesa

Autores

  • Julie Charline Siqueira de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
  • Aline Grunewald Nichele Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.99428

Palavras-chave:

AVA. Facebook. Química.

Resumo

Essa pesquisa teve como objetivo investigar como o Facebook pode ser utilizado como um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para o ensino de Química Orgânica em Língua Inglesa. Inicialmente foi realizada uma revisão de literatura de trabalhos acadêmicos que focaram no uso desta rede social no contexto educacional, apresentando alguns exemplos do que já existe e destacando algumas estratégias de ensino e aprendizagem praticadas com as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Logo após essa pesquisa esteve direcionada a conceber estratégias de ensino e aprendizagem mediadas pelo Facebook, utilizando como base os conhecimentos oriundos da revisão de literatura. Uma proposta de aulas digitais a serem conduzidas via Facebook como AVA foi concebida e aplicada em turma de um curso Técnico Subsequente em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Os participantes avaliaram a contribuição do Facebook como AVA por meio de questionários, que permitiram identificar também o perfil tecnológico desses participantes. Por fim foi possível conhecer o potencial educacional e a viabilidade da utilização do Facebook como AVA, pois 92,3% dos participantes da pesquisa avaliaram positivamente as atividades desenvolvidas. Neste artigo apresentamos o relato dessa experiência.

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Publicado

2019-12-31

Como Citar

CHARLINE SIQUEIRA DE OLIVEIRA, J.; GRUNEWALD NICHELE, A. O Uso do Facebook como Ambiente Virtual de Aprendizagem no Ensino de Química Orgânica em Língua Inglesa. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 17, n. 3, p. 71–81, 2019. DOI: 10.22456/1679-1916.99428. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/99428. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Ensino e aprendizagem mediados por computador