A RELAÇÃO ENTRE PROFESSOR E ALUNO NO PROCESSO DE PRODUÇÃO DE VÍDEO EM SALA DE AULA

Autores

  • VANESSA OECHSLER IFSC Câmpus Gaspar
  • DANIELLE MANERICH IFSC Câmpus Gaspar
  • FELIPE MATHEUS NOGUEIRA DA SILVA IFSC Câmpus Gaspar

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.95951

Palavras-chave:

diálogo, conteúdo matemático, conhecimento tecnológico

Resumo

Este artigo, resultado de uma pesquisa de iniciação científica com alunos do Ensino Médio, explora a relação entre professor e aluno em aulas onde a produção de vídeo é o foco do trabalho. A produção de vídeos em sala de aula consiste em algumas etapas, como escolha e pesquisa do tema, elaboração de roteiro, gravação e edição das cenas. Em cada uma dessas etapas o aluno tem o papel de protagonista, decidindo a forma como o vídeo será produzido e como o conteúdo será explorado. O professor tem o papel de mediador e, por meio do diálogo, leva os alunos a refletir sobre as escolhas. Ao final do processo, por meio desse diálogo horizontal, há uma produção de conhecimento tanto por parte dos alunos (conhecimento matemático) quanto por parte do professor (conhecimento tecnológico).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-07-28

Como Citar

OECHSLER, V.; MANERICH, D.; MATHEUS NOGUEIRA DA SILVA, F. A RELAÇÃO ENTRE PROFESSOR E ALUNO NO PROCESSO DE PRODUÇÃO DE VÍDEO EM SALA DE AULA. RENOTE, Porto Alegre, v. 17, n. 1, p. 587–596, 2019. DOI: 10.22456/1679-1916.95951. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/95951. Acesso em: 20 maio. 2022.

Edição

Seção

Vídeo educacional