Mapeamento de Competências Digitais para o aluno dos Anos Iniciais - COMPDig_AI

Autores

  • Patricia Alejandra Behar UFRGS
  • Gabriella Thais Schorn UFRGS
  • Ketia Kellen Araújo da Silva UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.95902

Palavras-chave:

Competências Digitais. Anos Iniciais. Tecnologias Digitais.

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar o quadro referencial COMPDig_AI,
resultado de um mapeamento de competências digitais para o aluno dos Anos Iniciais. Trata-se de uma pesquisa do tipo qualitativa, de procedimento bibliográfico e com finalidade exploratória. O mapeamento foi desenvolvido a partir de três etapas: 1) Levantamento baseado em referencial teórico; 2) Levantamento documental em nível nacional e internacional e 3) Organização do mapeamento das Competências Digitais para o aluno dos Anos Iniciais em um quadro referencial. Os resultados obtidos representam avanço nas pesquisas acerca da temática, contribuindo para que professores possam garantir aos alunos, através do desenvolvimento das CD, as aprendizagens necessárias para a Era Digital. O próximo passo é implementar o COMPDig_AI através de estratégias pedagógicas em uma turma de alunos dos Anos Iniciais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-07-28

Como Citar

ALEJANDRA BEHAR, P.; THAIS SCHORN, G.; KELLEN ARAÚJO DA SILVA, K. Mapeamento de Competências Digitais para o aluno dos Anos Iniciais - COMPDig_AI. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 17, n. 1, p. 507–516, 2019. DOI: 10.22456/1679-1916.95902. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/95902. Acesso em: 19 mar. 2024.

Edição

Seção

Teorias educacionais aplicadas à TIC