Mapeamento de Competências Digitais para o aluno dos Anos Iniciais - COMPDig_AI
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.95902Palavras-chave:
Competências Digitais. Anos Iniciais. Tecnologias Digitais.Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar o quadro referencial COMPDig_AI,
resultado de um mapeamento de competências digitais para o aluno dos Anos Iniciais. Trata-se de uma pesquisa do tipo qualitativa, de procedimento bibliográfico e com finalidade exploratória. O mapeamento foi desenvolvido a partir de três etapas: 1) Levantamento baseado em referencial teórico; 2) Levantamento documental em nível nacional e internacional e 3) Organização do mapeamento das Competências Digitais para o aluno dos Anos Iniciais em um quadro referencial. Os resultados obtidos representam avanço nas pesquisas acerca da temática, contribuindo para que professores possam garantir aos alunos, através do desenvolvimento das CD, as aprendizagens necessárias para a Era Digital. O próximo passo é implementar o COMPDig_AI através de estratégias pedagógicas em uma turma de alunos dos Anos Iniciais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores dos artigos publicados na RENOTE retém os direitos autorais de suas obras e autorizam o CINTED/UFRGS a publicá-las de acordo com os termos da licença Creative Commons Attribution-NonComercial 4.0 International Public License (CC BY-NC-SA 4.0). Dessa forma, fica permitido aos autores ou a terceiros a reprodução ou distribuição, em parte ou no todo, de material extraído dessas obras, de forma verbatim, adaptada ou remixada, bem como a criação ou produção a partir do conteúdo dessas obras, para fins não comerciais, desde que sejam atribuídos os devidos créditos às criações originais. Cópias das obras não devem ser utilizadas de nenhum modo que implique o endosso da UFRGS. Sendo assim, os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).