Aprendizagem Significativa por meio do Uso de TICs: Levantamento das Produções da Área de Ensino de 2016 a 2018

Autores

  • Jainer Diogo Vieira Matos ProfEPT/IFGoiano
  • José Roberto Cruz e Silva ProfEPT/IFGoiano
  • Altair Fábio Silvério Ribeiro ProfEPT/IFGoiano
  • Roberta Martins Mendonça Gomes ProfEPT/IFGoiano
  • Júlio César Ferreira ProfEPT/IFGoiano
  • Fernando Barbosa Matos ProfEPT/IFGoiano

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.95855

Palavras-chave:

aprendizagem significativa, tecnologias digitais, ensinoaprendizagem, TIC.

Resumo

As tecnologias de informação e comunicação (TICs) estão sendo cada vez mais
empregadas no processo de ensino-aprendizagem. Entretanto, o uso destas tecnologias deve corroborar para a aprendizagem significativa e uma mudança de atitude do estudante. O presente estudo tem como objetivo realizar um levantamento das publicações da área de ensino no período de 2016 a 2018 relacionadas à utilização de TICs com fim de obter uma aprendizagem significativa. Para isso, utilizou-se uma abordagem qualitativa descritiva com revisão sistemática da literatura. As revistas consultadas possuem estrato qualis A1, A2 e B1 na área de ensino e foram selecionadas utilizando o sistema Qualis-Periódicos da plataforma Sucupira. Os resultados demonstram que a utilização das tecnologias digitais para obtenção de uma aprendizagem significativa tem potencial para atingir os mais diversos níveis de educação e áreas do conhecimento. No entanto, os resultados obtidos demonstram a urgente necessidade de mais estudos com foco em Educação Profissional e Tecnológica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-07-28

Como Citar

DIOGO VIEIRA MATOS, J.; ROBERTO CRUZ E SILVA, J.; FÁBIO SILVÉRIO RIBEIRO, A.; MARTINS MENDONÇA GOMES, R.; CÉSAR FERREIRA, J.; BARBOSA MATOS, F. Aprendizagem Significativa por meio do Uso de TICs: Levantamento das Produções da Área de Ensino de 2016 a 2018. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 17, n. 1, p. 466–475, 2019. DOI: 10.22456/1679-1916.95855. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/95855. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Teorias educacionais aplicadas à TIC