Aprendizagem Significativa por meio do Uso de TICs: Levantamento das Produções da Área de Ensino de 2016 a 2018

Jainer Diogo Vieira Matos, José Roberto Cruz e Silva, Altair Fábio Silvério Ribeiro, Roberta Martins Mendonça Gomes, Júlio César Ferreira, Fernando Barbosa Matos

Resumo


As tecnologias de informação e comunicação (TICs) estão sendo cada vez mais
empregadas no processo de ensino-aprendizagem. Entretanto, o uso destas tecnologias deve corroborar para a aprendizagem significativa e uma mudança de atitude do estudante. O presente estudo tem como objetivo realizar um levantamento das publicações da área de ensino no período de 2016 a 2018 relacionadas à utilização de TICs com fim de obter uma aprendizagem significativa. Para isso, utilizou-se uma abordagem qualitativa descritiva com revisão sistemática da literatura. As revistas consultadas possuem estrato qualis A1, A2 e B1 na área de ensino e foram selecionadas utilizando o sistema Qualis-Periódicos da plataforma Sucupira. Os resultados demonstram que a utilização das tecnologias digitais para obtenção de uma aprendizagem significativa tem potencial para atingir os mais diversos níveis de educação e áreas do conhecimento. No entanto, os resultados obtidos demonstram a urgente necessidade de mais estudos com foco em Educação Profissional e Tecnológica.


Palavras-chave


aprendizagem significativa, tecnologias digitais, ensinoaprendizagem, TIC.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.95855

Direitos autorais 2019 RENOTE



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br