iPermanency: uma ferramenta para gestão da evasão na EaD baseada em Mineração de Dados Educacionais

Jáder Adiél Schmitt, Giliane Bernardi, Gustavo Zanini Kantorski

Resumo


A evasão na Educação à Distância é um dos temas mais relevantes para a
gestão acadêmica nesta modalidade educacional. Em consequência, diversas abordagens tecnológicas que aplicam Mineração de Dados Educacionais para previsão da evasão vêm sendo desenvolvidas. No entanto, a maioria delas não disponibiliza os conhecimentos obtidos para os gestores interessados. Desse modo, este artigo apresenta o desenvolvimento de um aplicativo móvel que dispõe as informações geradas por meio de Mineração de Dados Educacionais, para que estes possam refletir sobre seus resultados. Na avaliação do aplicativo ficou evidenciado que a disponibilização dessas informações pode ser grande aliada da gestão acadêmica, em busca da mitigação dos números elevados de abandono.


Palavras-chave


Educação à Distância, Evasão, Mineração de Dados Educacionais.

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DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.95798

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RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

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