A Experiência do Usuário no desenvolvimento e avaliação de Softwares Educacionais

Autores

  • Mariana dos Santos Martins PPGECMT – UDESC
  • Avanilde Kemczinski PPGECMT e PPGCA - UDESC
  • Kariston Pereira PPGECMT - UDESC
  • Isabela Gasparini PPGECMT e PPGCA – UDESC

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.89301

Palavras-chave:

UX, software educacional, processo de desenvolvimento, avaliação de software.

Resumo

O conceito de experiência do usuário (UX) tem sido amplamente estudado e
abordado no desenvolvimento de sistemas, a fim de tornar a ferramenta desenvolvida cada vez mais fácil e atraente para o usuário final. No entanto, ainda vemos pouca aplicabilidade deste conceito no campo de desenvolvimento de softwares educacionais (SE). O objetivo desta pesquisa é verificar como e em quais etapas a UX vem sendo utilizada dentro dos processos de desenvolvimento e avaliação de SEs por meio de um Mapeamento Sistemático da Literatura (MSL). Os dados coletados na pesquisa apontam que este conceito ainda é pouco utilizado nas etapas de desenvolvimento do produto educacional, sendo mais comumente visto nos processos de avaliação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-12-28

Como Citar

DOS SANTOS MARTINS, M.; KEMCZINSKI, A.; PEREIRA, K.; GASPARINI, I. A Experiência do Usuário no desenvolvimento e avaliação de Softwares Educacionais. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 16, n. 2, p. 382–391, 2018. DOI: 10.22456/1679-1916.89301. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/89301. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Projeto e desenvolvimento de objetos educacionais