O Potencial dos Exergames para desenvolvimento de Atitude Positiva na Educação Física Escolar

Autores

  • Marlom Zotti Bittencourt ESEFID/UFRGS
  • Eliseo Reategui PPGIE/UFRGS
  • João B. Mossmann PPGIE/UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.89260

Palavras-chave:

Exergames, Jogos Digitais, Componente Atitude

Resumo

Com o advento dos Exergames, novas possibilidades de combinação entre jogos digitais e exercício físico foram estabelecidas. Este novo paradigma desencadeou o desenvolvimento de diversos estudos favoráveis ao uso destes artefatos, incluindo na disciplina de Educação Física escolar. Neste trabalho, buscou-se compreender de que maneira um laboratório com estes jogos poderia contribuir ao desenvolvimento de uma atitude positiva frente à Educação Física. No estudo realizado, a atitude de um grupo de 28 alunos foi avaliada considerando aspectos cognitivo e afetivo, em uma intervenção de 20 semanas. Após este período, todos alunos responderam a Pesquisa sobre Atitude com Relação à Educação Física (SATPES). Os resultados mostraram que os exergames tiveram boa aceitação, provendo novas possibilidades de desenvolvimento de atividades físicas envolvendo a tecnologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-12-28

Como Citar

ZOTTI BITTENCOURT, M.; REATEGUI, E.; B. MOSSMANN, J. O Potencial dos Exergames para desenvolvimento de Atitude Positiva na Educação Física Escolar. RENOTE, Porto Alegre, v. 16, n. 2, p. 190–199, 2018. DOI: 10.22456/1679-1916.89260. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/89260. Acesso em: 27 jun. 2022.