TIC NO ENSINO-APRENDIZAGEM DO CICLO DA ÁGUA: UMA PROPOSTA TRANSVERSAL NO ENSINO MÉDIO

Juliana Corrêa Taques Rocha, Lourival Demuner, Isaura Alcina Martins Nobre, Vanessa Battestin Nunes

Resumo


Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória descritiva que buscou investigar as possíveis contribuições dos diferentes usos de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em uma estratégia educativa contextualizada nas aulas de Biologia, com enfoque no ciclo da água, na perspectiva da transversalidade. O estudo foi realizado em 2017, com alunos da primeira série do ensino médio de uma escola pública estadual, localizada em Guarapari, ES. A pesquisa foi desenvolvida em três etapas: 1) seleção e avaliação docente dos objetos de aprendizagem para trabalhar o ciclo da água; 2) avaliação pelos alunos dos recursos didáticos selecionados e 3) avaliação da aprendizagem. Os dados foram produzidos por meio de questionários e dos registros das aprendizagens construídas a partir dos debates e das respostas às questões problematizadoras com base nos textos colaborativos escritos pelos alunos. A carência de infraestrutura adequada e a dificuldade de agendamento no laboratório de informática foram alguns dos obstáculos encontrados, ainda assim, os resultados foram muito positivos. Os estudantes mostraram-se bastante receptivos em relação à inserção de TIC no ensino de Biologia. A participação, a interação e a troca de saberes constituíram contribuições significativas no processo de ensino-aprendizagem.

Palavras-chave


tecnologias educacionais, ensino de ciências, ensino médio, transversalidade, ciclo da água

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.86057

Direitos autorais 2018 RENOTE



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br