Multiletramentos e Multimodalidade em oficinas com crianças em instituição oncológica

Maria Rosangela Bez, Débora Nice Ferrari Batbosa, Rosemari Lorenz Martins, Paulo Ricardo Dos Santos

Resumo


O estudo apresentado faz parte do Projeto [omitido para avaliação] e teve como objetivo analisar os Multiletramentos, a Multimobilidade e a Gramática do Design Visual em atividades realizadas com dispositivos móveis tablets e jogos de Role Playing Game (RPG), desenvolvidas em um contexto de educação não formal de ensino, em uma instituição de tratamento e de apoio a crianças com câncer. Constitui-se de uma pesquisa qualitativa na forma de pesquisa-ação. Os resultados das análises mostraram que as atividades desenvolvidas no decorrer das oficinas foram permeadas por produções culturais com uma multiplicidade de linguagens que se apresentaram de diversas formas: impressas, midiáticas, audiovisuais e, essencialmente, na forma digital. Dessa forma, percebeu-se que são necessários de Multiletramentos para compreender os textos produzidos.

Palavras-chave


gramática do design visual; multiletramentos; multimobilidade; role playing game.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.86056

Direitos autorais 2018 RENOTE



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br