DOCÊNCIA EM AMBIENTE DIGITAL IMERSIVO: NA PERSPECTIVA DO PROFESSOR

Marcelo Pedroso da Roza, Adriana Moreira da Rocha Veiga, Jiani Cardoso da Roza

Resumo


Este artigo aborda os caminhos da docência em Ambiente Digital Imersivo (ADI) tendo como objetivo principal analisar de que modo se constituem os processos de auto(trans)formação docente na aprendizagem da docência virtual mediada por ADI. Com enfoque qualitativo, foi realizada uma experiência em sala de aula, em Imersão com a utilização do OpenSim. Neste experimento os professores foram encorajados a aplicar um mix de metodologias composto pela Investigação Formação de Maciel (2015) e os Círculos Dialógicos Investigativo Formativos proposto Henz (2015). Deste modo, essa pesquisa contribui no sentido de: mostrar que o processo de auto(trans)formação docente também se estabelece em um ADI ao determinar quais elementos constituem a ambiência pedagógica no mundo digital imersivo, gerar discussões em torno de como o professor efetiva a relação entre os saberes pedagógicos e tecnológicos na ambiência pedagógica digital e relatar as experiências vivenciadas pelos professores em situação de ensino/aprendizagem na ambiência pedagógica digital. Como resultados destacamos: a consolidação de uma metodologia hibrida denominada como Mash Investigativo Formativo e a trajetória de auto(trans)formação dos docentes envolvidos.

Palavras-chave


Ambiência Imersiva Educacional, Formação Docente, Ensino Imersivo

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.86054

Direitos autorais 2018 RENOTE



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br