Alice e o Mistério dos Algoritmos: um serious game como ferramenta de aprendizagem de lógica de programação para crianças

Autores

  • Luís Filipe Severgnini PPGEdu-UCS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.86049

Palavras-chave:

Jogos digitais. Serious games. Aprendizagem. Programação.

Resumo

Este artigo relata o processo de desenvolvimento de um protótipo de serious game e sua análise preliminar como ferramenta de aprendizagem de lógica de programação. O jogo apresentado foi desenvolvido como trabalho de conclusão do curso de Bacharelado em Tecnologias Digitais, no contexto de um projeto de pesquisa da Universidade de Caxias do Sul. Para esse fim, foram investigadas as relações entre serious games e a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP). A pesquisa teórica inicial demonstrou que jogos têm potencial de perturbar a ZDP e que a diversão desempenha um papel importante nos serious games. Alice e o Mistério dos Algoritmos é um jogo de plataforma 2D no qual a mecânica principal são os enigmas de lógica de programação. O jogo foi elaborado com base no framework DPE, uma metodologia de desenvolvimento específica para serious games, e desenvolvido na engine Unity. Os dados da pesquisa foram constituídos a partir de uma sessão de playtesting e de um questionário, os quais foram analisados e relacionados ao aporte teórico. A análise preliminar demonstrou que o jogo tem potencial para atuar como ferramenta de aprendizagem de lógica de programação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-07-21

Como Citar

FILIPE SEVERGNINI, L. Alice e o Mistério dos Algoritmos: um serious game como ferramenta de aprendizagem de lógica de programação para crianças. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 16, n. 1, 2018. DOI: 10.22456/1679-1916.86049. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/86049. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Games e aplicativos