Usabilidade de aplicativos móveis educacionais infantis: design e avaliação de interação do Fantastic Pirates

Caio Almeida Abreu, Jean Clemisson Santos Rosa, Ecivaldo de Souza Matos

Resumo


O mercado de aplicativos móveis educacionais apresenta uma gama diversificada de opções destinadas à satisfação de diversos públicos, sobretudo o infantil. Parte considerável desses aplicativos são jogos e abrange diversas idades, mas em alguns casos desconsideram características intrínsecas à educação infantil, em que crianças têm necessidades de interações diferenciadas e necessidades educacionais específicas. Nesse sentido, este artigo apresenta resultados da aplicação de um conjunto de heurísticas desenvolvidas especificamente para promoção da usabilidade técnica e pedagógica de aplicativos móveis educacionais infantis. Essas heurísticas foram utilizadas para orientar o design e a avaliação de interação do jogo educativo Fantastic Pirates . A avaliação foi realizada por meio de questionários e testes de usabilidade, usando think-aloud com crianças de até 10 anos. A aderência desse conjunto de heurísticas ao contexto infantil foi avaliada e constatada, bem como o grau de satisfação dessas crianças em relação à usabilidade do jogo, considerando o conjunto de heurísticas desenvolvido.

Palavras-chave


usabilidade; usabilidade pedagógica; jogos educativos; interação criança-computador.

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DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.86042

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