Os desafios em utilizar a impressão 3D no processo ensino-aprendizagem de design

Natal Anacleto Chicca Junior, Leonardo Gomez Castillo

Resumo


No segundo semestre de 2016, foi oferecida uma disciplina de prototipagem digital para os alunos de graduação do curso de Bacharelado em Design no Centro de Artes e Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco. Ela foi realizada como parte da pesquisa de doutoramento sobre a integração da impressora 3D no processo ensino-aprendizagem da prática projetual de design. A proposta da disciplina foi analisar e apontar as dificuldades em relação à utilização da prototipagem digital, através de impressoras 3D open source, e como o uso desta ferramenta se comporta ao ser empregada no ensino do processo projetual. O presente artigo se propõe a apresentar e discutir os resultados desta disciplina.

Palavras-chave


Impressão 3D. Processo projetual. Ensino de design.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.86040

Direitos autorais 2018 RENOTE



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br