Repositórios educacionais: uma análise da usabilidade do eduCAPES
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.86033Palavras-chave:
repositório, eduCAPES, usabilidadeResumo
Este artigo objetiva analisar a usabilidade de um repositório educacional instituído pelo Governo Federal, o eduCAPES, que reúne, compartilha e organiza objetos de aprendizagem. Para tanto, foi realizada uma análise documental com o propósito de identificar trabalhos que apresentassem informações sobre os conceitos e critérios de usabilidade em repositórios educacionais. A partir desta pesquisa, foram estabelecidos 28 critérios, divididos em cinco categorias, para analisar a usabilidade do eduCAPES. Como resultado, apesar de a maioria dos critérios apresentar aspectos positivos, constatou-se que mudanças podem ser implementadas. Espera-se, com esta análise, a partir da inclusão das melhorias propostas, potencializar a satisfação e a percepção da eficiência em relação ao uso do eduCAPES pela comunidade acadêmica.Downloads
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Publicado
2018-07-21
Como Citar
LOPES BARBOSA VASCONCELLOS, I.; BARROS MOTA ARÊAS, A.; RAQUEL PEREIRA RIBEIRO, J.; CASTRO DE LIMA OLIVEIRA, S.; MORAES DE ALMEIDA LOPES, A. Repositórios educacionais: uma análise da usabilidade do eduCAPES. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 16, n. 1, 2018. DOI: 10.22456/1679-1916.86033. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/86033. Acesso em: 29 mar. 2024.
Edição
Seção
Objetos de aprendizagem
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