Repositórios educacionais: uma análise da usabilidade do eduCAPES

Isadora Lopes Barbosa Vasconcellos, Angelina Barros Mota Arêas, Jéssica Raquel Pereira Ribeiro, Soraya Castro de Lima Oliveira, Arilise Moraes de Almeida Lopes

Resumo


Este artigo objetiva analisar a usabilidade de um repositório educacional instituído pelo Governo Federal, o eduCAPES, que reúne, compartilha e organiza objetos de aprendizagem. Para tanto, foi realizada uma análise documental com o propósito de identificar trabalhos que apresentassem informações sobre os conceitos e critérios de usabilidade em repositórios educacionais. A partir desta pesquisa, foram estabelecidos 28 critérios, divididos em cinco categorias, para analisar a usabilidade do eduCAPES. Como resultado, apesar de a maioria dos critérios apresentar aspectos positivos, constatou-se que mudanças podem ser implementadas. Espera-se, com esta análise, a partir da inclusão das melhorias propostas, potencializar a satisfação e a percepção da eficiência em relação ao uso do eduCAPES pela comunidade acadêmica.

Palavras-chave


repositório, eduCAPES, usabilidade

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DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.86033

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