CIRCULAÇÃO E PROPAGAÇÃO DE INFORMAÇÕES: PROFESSORES CONECTADOS NO FACEBOOK

Janaína Rosado, Lynn Alves

Resumo


O presente trabalho visa compartilhar os resultados parciais da pesquisa de doutorado em andamento realizada no Brasil com um grupo de docentes usuários do Facebook. Participaram da pesquisa doze professores oriundos de diversas áreas do conhecimento. O Facebook é um site de redes sociais com significativo número de participantes em nível mundial configurando-se como um ambiente sociocultural no qual pessoas estabelecem laços sociais, inclusive os docentes e seus alunos. Destarte, a metodologia de base etnográfica apresentou-se como o aporte metodológico mais adequado para esta investigação. A nossa conclusão inicial é de que os docentes conectad@s fazem, de suas páginas, espaços de discussão, reflexão, divulgação e propagação de informações. Estas ações podem revelar-se como uma estratégia de valorização da profissão de professor, bem como a relação com alunos no Facebook pode provocar tensão e influenciar a sua prática.

Palavras-chave


Docentes; Redes Sociais na Internet; Compartilhamento e Propagação de informação; Facebook.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.86030

Direitos autorais 2018 RENOTE



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br