CIRCULAÇÃO E PROPAGAÇÃO DE INFORMAÇÕES: PROFESSORES CONECTADOS NO FACEBOOK

Autores

  • Janaína Rosado UNEB – Salvador/Bahia
  • Lynn Alves UFBA - Salvador/Bahia

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.86030

Palavras-chave:

Docentes, Redes Sociais na Internet, Compartilhamento e Propagação de informação, Facebook.

Resumo

O presente trabalho visa compartilhar os resultados parciais da pesquisa de doutorado em andamento realizada no Brasil com um grupo de docentes usuários do Facebook. Participaram da pesquisa doze professores oriundos de diversas áreas do conhecimento. O Facebook é um site de redes sociais com significativo número de participantes em nível mundial configurando-se como um ambiente sociocultural no qual pessoas estabelecem laços sociais, inclusive os docentes e seus alunos. Destarte, a metodologia de base etnográfica apresentou-se como o aporte metodológico mais adequado para esta investigação. A nossa conclusão inicial é de que os docentes conectad@s fazem, de suas páginas, espaços de discussão, reflexão, divulgação e propagação de informações. Estas ações podem revelar-se como uma estratégia de valorização da profissão de professor, bem como a relação com alunos no Facebook pode provocar tensão e influenciar a sua prática.

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Publicado

2018-07-21

Como Citar

ROSADO, J.; ALVES, L. CIRCULAÇÃO E PROPAGAÇÃO DE INFORMAÇÕES: PROFESSORES CONECTADOS NO FACEBOOK. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 16, n. 1, 2018. DOI: 10.22456/1679-1916.86030. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/86030. Acesso em: 16 abr. 2024.