SALA DE AULA INVERTIDA: ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA COM O AMBIENTE VIRTUAL SCHOOLOGY

Autores

  • Rômulo dos Santos Rangel IFFluminense Campus São João da Barra
  • Silvia Cristina Freitas Batista IFFluminense Campus Campos Centro
  • Gilmara Teixeira Barcelos Peixoto IFFluminense Campus Campos Centro

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.86029

Palavras-chave:

Sala de Aula Invertida, Schoology, Língua Inglesa

Resumo

A Sala de Aula Invertida (SAI) é uma metodologia ativa que propõe uma alteração na organização tradicional do processo de ensino presencial, utilizando o tempo de aula para a realização de atividades dinâmicas, após estudo prévio do conteúdo, pelos alunos, fora do ambiente da sala de aula. Nesse contexto, este artigo tem por objetivo apresentar a análise de uma experiência com a SAI, no estudo de Língua Inglesa, promovida com alunos de um curso técnico de uma Instituição Federal de Educação. Nessa experiência, foi utilizado um ambiente virtual de aprendizagem baseado em Computação em Nuvem, denominado Schoology. A pesquisa teve caráter qualitativo e, neste artigo, são analisados dados coletados por meio de questionário. De forma geral, a SAI e o Schoology foram bem avaliados pelos participantes do estudo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-07-21

Como Citar

DOS SANTOS RANGEL, R.; CRISTINA FREITAS BATISTA, S.; TEIXEIRA BARCELOS PEIXOTO, G. SALA DE AULA INVERTIDA: ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA COM O AMBIENTE VIRTUAL SCHOOLOGY. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 16, n. 1, 2018. DOI: 10.22456/1679-1916.86029. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/86029. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Ambientes virtuais de aprendizagem