Learning Analytics em processos de personalização de aprendizagem: uma revisão sistemática de literatura

Autores

  • Aline de Campos Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Sílvio César Cazella Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde - Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.86028

Palavras-chave:

learning analytics, personalização, aprendizagem, revisão sistemática.

Resumo

A área de Learning Analytics (LA) tem sido proeminente na última década no sentido de ampliar as possibilidades de coleta, uso e análise de dados na educação. Este artigo apresenta a concepção, condução e resultados de uma revisão sistemática com objetivo de identificar métodos e recursos, benefícios e desafios de LA, sobretudo em processos de personalização da aprendizagem. Seguindo um protocolo de revisão, fez- se a busca por artigos de língua inglesa publicados em periódicos entre 2013 e 2018 e chegou-se a seleção de 12 estudos que foram analisados em profundidade. Os principais resultados demonstram que existem claros relacionamentos de LA com processos de personalização, sobretudo no desenvolvimento de sistemas adaptativos. Entretanto, a área ainda guarda muitos desafios relativos a superação da complexidade técnica, reflexão das questões éticas, estudos do papel do julgamento humano e da validação de LA nos mais diversos cenários educacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-07-21

Como Citar

DE CAMPOS, A.; CÉSAR CAZELLA, S. Learning Analytics em processos de personalização de aprendizagem: uma revisão sistemática de literatura. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 16, n. 1, 2018. DOI: 10.22456/1679-1916.86028. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/86028. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Tecnologia na educação