GeoGebra na aprendizagem de conceitos de matemática avançada

Autores

  • Viviane Raquel Backendorf UNIVATES / PGIE-UFRGS
  • Marcus Vinicius de Azevedo Basso PPGIE / UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.86026

Palavras-chave:

Tecnologias Digitais, Abstração Reflexionante, Integral Dupla

Resumo

O presente artigo consiste numa pesquisa sobre a construção do conceito de integral dupla como volume de um sólido, segundo a teoria da abstração reflexionante e o uso do software GeoGebra. A investigação em torno do assunto se deu a partir de atividades realizadas com estudantes do Ensino Superior, numa disciplina de Cálculo II. Para embasar as discussões, além da teoria da abstração reflexionante de Piaget, utilizamos a teoria desenvolvida por David Tall sobre a matemática elementar e a matemática avançada, como suporte para entender as possíveis dificuldades enfrentadas pelos estudantes no Ensino Superior. Ao analisar os resultados obtidos na pesquisa, concluímos que o uso do software Geogebra, favorece a construção de conceitos matemáticos, em especial da integral dupla como volume de um sólido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-07-21

Como Citar

RAQUEL BACKENDORF, V.; VINICIUS DE AZEVEDO BASSO, M. GeoGebra na aprendizagem de conceitos de matemática avançada. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 16, n. 1, 2018. DOI: 10.22456/1679-1916.86026. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/86026. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Tecnologia na educação