USO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS NA DISCIPLINA DE GUARANI PARA ESTUDANTES DE UMA ESCOLA MULTISSERIADA INDÍGENA

Isabela Nardi da Silva, Jaqueline Steffens da Rocha, Juarez Bento da Silva, Simone Meister Sommer Bilessimo

Resumo


Este artigo possui como objetivo analisar o impacto do uso de tecnologia aplicada para uma atividade da disciplina de Guarani para estudantes do quarto e quinto ano da Escola Indígena Nhu Porã, uma escola multisseriada pertencente à Comunidade Indígena Nhu Porã, localizada no município de Torres/RS. Para realizar esta análise, foi adotado o modelo SAMR (Substituição, Ampliação, Modificação e Redefinição), desenvolvido por Puentedura (2015) e utilizado para avaliar quanto significativamente certo uso de tecnologia modifica a aprendizagem. A partir do modelo, foi possível caracterizar a aplicação de tecnologia apresentada nesta pesquisa como uma ampliação - um aprimoramento da aula, provendo uma alternativa para outras ferramentas ou elementos educacionais trazendo melhoras funcionais. O professor ministrante da disciplina apresentou-se satisfeito com o uso de tecnologia em aula, bem como os estudantes envolvidos.

Palavras-chave


Educação Indígena; Tecnologias Educacionais; Dispositivos Móveis.

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DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.86025

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