A construção do pensamento formal pelo adolescente em Ambiente Virtual

Autores

  • Patrícia F. da Silva Pós-Doutoranda em Informática na Educação – UFRGS
  • Liane Margarida Rockenbach Tarouco Professora titular da UFRGS, junto ao PPGIE

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.86024

Palavras-chave:

Desenvolvimento da Lógica, Pensamento Formal, Ambiente Virtual, Pensamento de Alto Nível.

Resumo

O presente artigo trata do desenvolvimento da lógica e da construção do pensamento formal pelo adolescente em Ambiente Virtual. Neste sentido, são apresentadas características inerentes ao desenvolvimento da lógica e do pensamento formal pelo adolescente diante do contexto do mundo real e do uso de materiais concretos, posteriormente é realizada uma explanação de como o pensamento formal pode ser promovido em Ambientes Virtuais com a exploração de jogos, softwares, aplicativos e realidade aumentada. Para finalizar, é apresentado um estudo de caso em que uma mesa de bilhar digital é explorada visando constatar a aquisição da noção da igualdade dos ângulos pelo adolescente, como estes conceitos são percebidos e as considerações finais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-07-21

Como Citar

F. DA SILVA, P.; MARGARIDA ROCKENBACH TAROUCO, L. A construção do pensamento formal pelo adolescente em Ambiente Virtual. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 16, n. 1, 2018. DOI: 10.22456/1679-1916.86024. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/86024. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Ambientes virtuais de aprendizagem