Como as crianças estão se apropriando das Tecnologias Digitais na Primeira Infância?

Patrícia F. da Silva, Léa da Cruz Fagundes, Crediné Silva de Menezes

Resumo


O avanço tecnológico e o impulsionamento de ferramentas como a internet móvel, touchscreen, wireless, a facilidade de acesso e manipulação tem possibilitado que o manuseio o com auxílio destes dispositivos seja cada vez mais fácil e intuitivo. Diante deste novo paradigma, estar atento à forma com que as tecnologias estão sendo utilizadas pelas crianças, e como elas vêm percebendo este mundo digital se faz necessário. Nesse contexto, o presente artigo descreve um pesquisa de tese que foi realizada junto ao Programa de Pós Graduação em Informática na Educação, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul que buscou investigar como as crianças de 7 meses a 7 anos de idade estão se apropriando das tecnologias digitais, bem como percebem os atrativos oferecidos por elas. Apresenta uma introdução, contextualização sobre o uso das tecnologias digitais por crianças na primeira infância, a metodologia utilizada para o desenvolvimento da pesquisa, as observações e interações realizadas com os sujeitos da pesquisa e por fim, os resultados obtidos.

Palavras-chave


Desenvolvimento Cognitivo; Primeira Infância; Provas Piagetianas; Tecnologias Digitais;

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.86023

Direitos autorais 2018 RENOTE



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br